RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOACEITAÇÃO EM PACIENTES BARIÁTRICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Giovana de Siqueira Macedo Rodrigues Universidade de Vassouras
  • Marcos Antônio Mendonça Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9838

Palavras-chave:

Obesidade. Cirurgia Bariátrica. Imagem Corporal. Depressão, Ansiedade.

Resumo

Objetivo: “Analisar os problemas que podem acontecer com paciente obeso durante o processo da cirurgia bariátrica". Os distúrbios psicológicos atrelados à distorção de imagem corporal são vistos durante todo o processo relacionado à realização da cirurgia bariátrica e a sua posterior manutenção. A mudança drástica corporal que a cirurgia induz não acompanha o modelo visual que o paciente tem sobre si e frequentemente este não está ciente das reais consequências da perda de peso abrupta. Métodos:  Trata-se de uma revisão integrativa qualitativa realizada nas bases de dados da biblioteca virtual em saúde (BVS) e PUBMED sendo utilizados os descritores “Body Image” e “Bariatric Surgery”. Foram excluídos artigos com fuga ao tema, duplicados, revisões de literatura e aqueles indisponíveis na íntegra. Os textos incluídos consistem em artigos publicados envolvendo ensaios clínicos, estudos longitudinais, estudo prospectivo, caso controle, estudo transversal e estudo qualitativo, obtendo 25 artigos finais. Resultados: A partir da análise dos estudos, foi visto que a maioria dos artigos entrava em consonância ao relacionar imagem corporal com sintomas psicossociais, foi observado também a relação positiva da cirurgia de contorno corporal como fator positivo para o bem estar do paciente. Conclusão: Conclui-se que para a eficácia adequada do tratamento é necessário um acompanhamento mais assíduo dos profissionais envolvidos nesse processo, além da consciência de que o tratamento se inicia antes da cirurgia e não termina após ela.

Biografia do Autor

Giovana de Siqueira Macedo Rodrigues, Universidade de Vassouras

Acadêmica do 11⁰ período de medicina da Universidade de Vassouras, Rj.  

Marcos Antônio Mendonça, Universidade de Vassouras

Mestrado profissional em ensino de ciências da saúde pelo centro Universitário anhanguera de Niterói (2013) Faculdade de Medicina de Vassouras no ano de 1985 Orientador do curso de medicina - Faculdade de Medicina de Vassoura. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Rodrigues, G. de S. M., & Mendonça, M. A. (2023). RECONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOACEITAÇÃO EM PACIENTES BARIÁTRICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 940–951. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9838