DELIRIUM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Paulo Matheus Peixoto da Hora Universidade de Vassouras
  • Marcos Antônio Mendonça Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6326

Palavras-chave:

Transtornos neuro cognitivos. Delirium. Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

Esse artigo buscou revisar a literatura acerca da prevenção e tratamento do delirium em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O presente estudo tem o objetivo de realizar uma revisão narrativa da bibliografia acerca da prevenção e tratamento do delirium em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva(UTI). Foi realizada revisão bibliográfica da literatura de caráter qualitativo e descritivo, através de dados coletados em Base de Dados Virtuais, sendo utilizadas as seguintes bases de informação: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (NIH), no período de março a maio de 2022. Para realização da pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: “Delirium in ICU”, “Delirium in elderly” e “Delirium”. Foi observado que apesar da flexibilização de visitas em UTI não ter diminuído a incidência do delirium de forma geral,  pacientes que não receberam visitas apresentaram risco 1,97 vezes maior de desenvolver delirium hiperativo e 2,32 vezes maior de desenvolver o subtipo misto. Ademais, o presente estudo mostrou que a dexmedetomidina utilizada em subdoses é capaz de prevenir a ocorrência do delirium, além de melhorar os desfechos de indivíduos que já desenvolveram o estado confusional agudo. Logo, ficou evidente que existem poucos mecanismos capazes de prevenir a ocorrência do delirium, sendo necessária a realização de estudos mais amplos a fim de solucionar este problema.

Biografia do Autor

Paulo Matheus Peixoto da Hora, Universidade de Vassouras

Graduação em Medicina, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro. E-mail:  pmpdh99@hotmail.com.

 

Marcos Antônio Mendonça, Universidade de Vassouras

Formado em medicina pela Universidade de Vassouras e Mestre em Psiquiatria pela Faculdade Anhanguera. E-mail:  profmarcosmendonca09@gmail.com. CRM-RJ — 52456994. 

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Hora, P. M. P. da ., & Mendonça, . M. A. . (2022). DELIRIUM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 669–676. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6326