INSÔNIA EM UMA PACIENTE COM ESPONDILITE ANQUILOSANTE: RELATO DE CASO

Autores

  • Marcus Asevedo dos Santos Universidade de Vassouras
  • Andreza Rozendo de Souza Universidade de Vassouras
  • Marcos Antonio Mendonça Universidade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6455

Palavras-chave:

Espondilite anquilosante. Doença inflamatória. Insônia.

Resumo

A espondilite anquilosante (EA) faz parte de um grande grupo de espondiloartrites. É uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, progressiva, que acomete principalmente o esqueleto axial (coluna, sacrilíacas e quadril) e frequentemente articulações periféricas. O diagnóstico se baseia predominantemente na clínica sendo corroborado com exames de imagem. A insônia é um problema de saúde pública em todo o mundo, podendo ser primária ou em associação com outra doença. Este estudo relata o caso de uma paciente com espondilite anquilosante e insônia iniciados na adolescência.  A paciente passou por vários profissionais e somente por volta de 24 anos após o início do quadro teve o correto diagnóstico.  Após duas semanas de tratamento observou uma melhora significativa da qualidade de vida devido a diminuição da intensidade da dor, passando por períodos de semanas a meses sem nenhuma dor. Porém, a insônia atribuída antes a sintoma de doença de base como a própria dor da espondilite permaneceu. Este estudo concluiu a importância de se discutir e de se estabelecer um diagnóstico precoce e sua associação com a qualidade de vida.

Biografia do Autor

Marcus Asevedo dos Santos, Universidade de Vassouras

Discente Graduação em medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: marcus.medicina97@gmail.com.

Andreza Rozendo de Souza, Universidade de Vassouras

Discente Graduação em medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: rozendo.andreza@gmail.com.

Marcos Antonio Mendonça, Universidade Anhanguera

Mestrado - Universidade Anhanguera

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Santos, M. A. dos ., Souza, A. R. de ., & Mendonça, M. A. . (2022). INSÔNIA EM UMA PACIENTE COM ESPONDILITE ANQUILOSANTE: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 624–635. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6455