A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO TEA NA INFÂNCIA

Autores

  • Liliane Clemente de Moura Universidade de Vassouras
  • Maria Luiza da Silva Conceição Universidade de Vassouras
  • Paula Rebello Magalhães de Oliveira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9712

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Família.

Resumo

O presente estudo tem como tema a importância da família e da escola no processo de aprendizagem das crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista na infância, tendo como objetivo analisar fontes, formas de trabalho e as políticas públicas para seu acesso e permanência na escola regular. A pesquisa de base teórica apoia-se em leis e outros documentos, que resultaram em um breve histórico da educação inclusiva em nível mundial e no Brasil, o papel familiar e escolar no processo educacional. Nesta perspectiva, reafirma a necessidade que a sociedade compreenda, reconheça e aceite a diversidade humana, contribuindo na construção de uma educação justa e igualitária, proporcionando-as estímulo a suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo. A educação de crianças autistas deve priorizar as habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina para que se desenvolvam cognitiva e socialmente, além de promover bem-estar aos envolvidos nesse processo.

Biografia do Autor

Liliane Clemente de Moura, Universidade de Vassouras

Graduanda de Psicologia na Universidade de Vassouras.

Maria Luiza da Silva Conceição, Universidade de Vassouras

Graduanda de Psicologia na Universidade de Vassouras.

Paula Rebello Magalhães de Oliveira, Universidade de Vassouras

Professora Doutora da Universidade de Vassouras.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

Moura, L. C. de, Conceição, M. L. da S., & Oliveira, P. R. M. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO TEA NA INFÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 9287–9304. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9712