A MULTIFACETADA PSICOLOGIA JURÍDICA: EXPLORANDO SUAS DIVERSAS ÁREAS DE APLICAÇÃO

Autores

  • Clara Nogueira Centro Universitário Fibra
  • Eric Maceio dos Anjos Centro Universitário Fibra
  • Gabriela Lauzid Kleinlein Lins Centro Universitário Fibra
  • Luara Maylla da Silva Corrêa Centro Universitário Fibra
  • Suellem Medeiros da Silva Centro Universitário Fibra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9614

Palavras-chave:

Psicologia. Jurídica. Direito. Aplicação. Forense.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo destacar a abrangência da Psicologia Jurídica, oferecendo um rol exemplificativo de suas diversas áreas de aplicação. Será discutida a relevância da interseção entre a Psicologia e o campo jurídico, destacando como a Psicologia pode contribuir em diferentes contextos. Serão abordadas as áreas da criminologia, avaliação, aconselhamento, vitimologia, mediação e conciliação. A abordagem será qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica com análise histórica, bem como a revisão da literatura acadêmica para explorar a ciência psicológica no contexto jurídico. Serão analisadas temáticas referentes ao comportamento criminal, a perícia em casos de guarda, o aconselhamento de vítimas de crimes, a avaliação de risco de reincidência, e a mediação e conciliação judicial. Serão utilizados os conceitos de renomados doutrinadores como Caio Corrêa Magalhães, Fátima França e Beatriz Bueno, assim como a sabedoria de Maria Amélia Azevedo e Manoel Antônio dos Santos. O objetivo final é demonstrar a aplicabilidade multifacetada da Psicologia Jurídica.

Biografia do Autor

Clara Nogueira, Centro Universitário Fibra

Discente do curso de psicologia no Centro Universitário Fibra. 

Eric Maceio dos Anjos, Centro Universitário Fibra

Discente do curso de Psicologia, no Centro Universitário Fibra. 

Gabriela Lauzid Kleinlein Lins, Centro Universitário Fibra

Discente do curso de Psicologia no Centro Universitário Fibra. Pós-graduanda no curso de Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS.  Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Fibra.                

Luara Maylla da Silva Corrêa, Centro Universitário Fibra

Discente do curso de Psicologia no Centro Universitário Fibra. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduanda em Psicopedagogia com ênfase em Análise do Comportamento pelo CBI Miami.

Suellem Medeiros da Silva, Centro Universitário Fibra

Discente do curso de Psicologia no Centro Universitário Fibra. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Nogueira, C., Anjos, E. M. dos, Lins, G. L. K., Corrêa, L. M. da S., & Silva, S. M. da. (2023). A MULTIFACETADA PSICOLOGIA JURÍDICA: EXPLORANDO SUAS DIVERSAS ÁREAS DE APLICAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 777–787. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9614