A REFLEXÃO SOBRE O USO DA FORÇA DA POLÍCIA MILITAR E OS DESAFIOS DO AUMENTO DA VIOLÊNCIA: TECENDO REFLEXÕES PERTINENTES

Autores

  • Luiz Ricardo dos Santos Policial Militar na PMPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9609

Palavras-chave:

Polícia Militar. Uso da Força. Violência. Políticas Públicas. Representação Social.

Resumo

O principal deste artigo é buscar compreensões sobre um tema que tem sido constante foco de reflexões e debates na sociedade civil, grupos de pesquisas e imprensa nos últimos anos: o uso da força policial. As discussões perpassam pelo aspecto do limite do que é legal ou do que ultrapassa as funções laborais e constitucionais da atuação destes serviços da segurança pública, frente à situações de crises e operações realizadas que colocam em risco de vida os cidadãos envolvidos. Um dos principais objetivos desta narrativa é analisar os vários aspectos norteadores que envolvem este tema, e sua relação com a sociedade civil – inclusive sob o âmbito da representação social que estes profissionais têm junto à população atendida. Por fim, faz-se necessário, entre as narrativas que aportam o tema, refletir sobre a condição da polícia militar no âmbito do investimento à segurança pública.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo dos Santos, Policial Militar na PMPR

Policial Militar na PMPR. Especializações em Direito Militar, Direito Ambiental, Gestão de Logística, Gestão Ambiental, Armazenagem de grãos e Segurança Alimentar, Técnico em Segurança do Trabalho. Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural. 

          

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Santos, L. R. dos. (2023). A REFLEXÃO SOBRE O USO DA FORÇA DA POLÍCIA MILITAR E OS DESAFIOS DO AUMENTO DA VIOLÊNCIA: TECENDO REFLEXÕES PERTINENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 402–409. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9609