DIPLOMACIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9302Palavras-chave:
Cooperação internacional. Educação. Diplomacia. Políticas Públicas. Relações Internacionais.Resumo
Este artigo busca analisar processos que envolvem diplomacia, cooperação internacional e políticas públicas a partir do momento em que ela se transforma em ferramentas que privilegiam o desenvolvimento educacional. Para tanto, parte-se de uma comparação entre as formas de cooperação no sistema internacional, sua operacionalização entre os atores estatais e o engajamento com a globalização. Objetivando assim compreender a importância da mudança do conceito de cooperação para a política pública e o desenvolvimento da educação. Analisa-se particularmente a operacionalização da cooperação nas Relações Internacionais e a diplomacia federativa enquanto fenômeno cooperacional para diplomático. Para tal, utiliza-se o método qualitativo exploratório para melhor explanação dos argumentos. Sendo que, a análise feita neste artigo tem o intuito de contribuir com as epistemologias sobre a cooperação internacional, além de colocar em práxis a relação Sul-Sul e a Norte-Sul.
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