DIPLOMACIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Autores

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza UNIAFRO- UNILAB
  • Joarsem Bacar Embaló Unilab
  • Janira Paulo Valentão Unilab
  • Andre Nsango da Silva Unilab
  • Piter Djata Unilab

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9302

Palavras-chave:

Cooperação internacional. Educação. Diplomacia. Políticas Públicas. Relações Internacionais.

Resumo

Este artigo busca analisar processos que envolvem diplomacia, cooperação internacional e políticas públicas a partir do momento em que ela se transforma em ferramentas que privilegiam o desenvolvimento educacional. Para tanto, parte-se de uma comparação entre as formas de cooperação no sistema internacional, sua operacionalização entre os atores estatais e o engajamento com a globalização. Objetivando assim compreender a importância da mudança do conceito de cooperação para a política pública e o desenvolvimento da educação. Analisa-se particularmente a operacionalização da cooperação nas Relações Internacionais e a diplomacia federativa enquanto fenômeno cooperacional para diplomático. Para tal, utiliza-se o método qualitativo exploratório para melhor explanação dos argumentos. Sendo que, a análise feita neste artigo tem o intuito de contribuir com as epistemologias sobre a cooperação internacional, além de colocar em práxis a relação Sul-Sul e a Norte-Sul.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, UNIAFRO- UNILAB

Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO -UNILAB; e discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3148-5536

Joarsem Bacar Embaló, Unilab

Graduando em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira Unilab, Formando em técnico de Enfermagem pelo centro de Educação Especializada e Desenvolvimento Social (Ceeds).  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5814-6983.

Janira Paulo Valentão, Unilab

Graduanda em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira Unilab.  Orcid: https://orcid.org/0009-0007-9289-6797.

Andre Nsango da Silva, Unilab

Graduando em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- Unilab.  Orcid: https://orcid.org/0009-0009-8214-0042.

Piter Djata, Unilab

Graduando em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira Unilab. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-4129-9231.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Souza, L. B. P., Embaló, J. B., Valentão, J. P., Silva, A. N. da, & Djata, P. (2023). DIPLOMACIA, COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1113–1125. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9302