MASTOCITOMA EM CANINO: RELATO DE CASO

Autores

  • Sayuri Priscila Kawatoko Almeida Universidade Uninassau
  • Sabrina da Silva Botelho Universidade Uninassau
  • Vanessa Ingrid Jaines Universidade Uninassau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9259

Palavras-chave:

Mastocitoma. Cirurgia. Tratamento.

Resumo

O mastocitoma é uma neoplasia maligna onde ocorre proliferação anormal dos mastócitos, acometendo com maior frequencia cães com idade entre oito a nove anos, sem predisposição por sexo, sendo predisposto as raças Boxer, Boston Terrier, Bull Terrier, Labrador Retriever, Fox Terrier, Beagle, Schnauzer, Daschund, Buldogue Inglês, Cocker Spaniel. O tumor se apresenta consistência macia a firme de coloração diversa, mas principalmente branca e vermelho, com desenvolvimento de nódulos solitários, duros, eritematosos e ulcerativos, além da ocorrência da formação de placas, além do aumento de volume, vermelhidão e prurido no local. São classificados em três graus de malignidade, tumores em graus I (bem diferenciado), grau II (moderadamente diferenciado) e grau III (pouco diferenciado), essa classificação é para auxiliar o clínico no tratamento a ser realizado, o prognóstico vai depender da localização, número de tumor e presença de ulceração. Objetivou-se com este trabalho, relatar um caso de mastocitoma de grau II em um cão, da raça Pinscher, com quinze anos de idade dando ênfase a conduta terapêutica e bem-estar animal.

Biografia do Autor

Sayuri Priscila Kawatoko Almeida, Universidade Uninassau

Graduanda da Universidade Uninassau, Departamento Medicina Veterinária. Cacoal- RO. 

Sabrina da Silva Botelho, Universidade Uninassau

Graduanda da Universidade Uninassau, Departamento Medicina Veterinária. Cacoal – RO. 

Vanessa Ingrid Jaines, Universidade Uninassau

Orientadora da Universidade Uninassau, Departamento Medicina Veterinária. Cacoal-RO.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Almeida, S. P. K., Botelho, S. da S., & Jaines, V. I. (2023). MASTOCITOMA EM CANINO: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 1465–1474. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9259