DERMATOFITOSE POR MICROSPORUM CANIS EM UM YORKSHIRE TERRIER – RELATO DE CASO

Autores

  • Ana Paula Yasaka Savedra Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal - UNINASSAU
  • Vanessa Ingrid Jaines Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7610

Palavras-chave:

Dermatófito. Dermatologia. Dermatopatia.

Resumo

Dermatofitose é uma doença ocasionada pelos fungos Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton, que possuem características morfológicas e fisiológicas semelhantes entre si, sendo responsáveis por infectar estruturas cornificadas como unhas, pelos e pele, tanto de animais como dos humanos. O diagnóstico pode ser feito através da lâmpada de Wood, raspado de pele e por cultura fúngica. Sendo o tratamento realizado por três vias: terapia tópica por banhos terapêuticos, terapia sistêmica por medicação oral e a limpeza do ambiente. Este trabalho tem como objetivo relatar a ocorrência de um caso de dermatofitose crônica com recidivas em um cão da raça Yorkshire Terrier. No dia 21 de maio de 2022, o proprietário levou seu pet à clínica, apresentando queixa de lesões crônicas na pele, ele já havia passado por outras clínicas veterinárias que prescreveram terapia tópica e oral, porém as lesões sempre retornavam. No dia da consulta o animal apresentava lesões alopécicas com crostas e arrancamento dos pelos de suas bordas, sinais característicos de dermatofitose. Após realizar hemograma e bioquímicos para avaliar o organismo do animal, foi prescrito tratamento com itraconazol, omeprazol, Pelo&Derme®, Hepvet® e CetodineShampoo®, apresentando melhora significativa após um mês de tratamento, continuando com a terapia por mais alguns meses até remissão completa. Estes fungos são geofílicos, podendo sobreviver por até 18 meses no ambiente, promovendo as recidivas observadas neste trabalho. Dependendo das características do fungo, do animal ou do ambiente, essa doença pode apresentar caráter autolimitante ou se tornar uma lesão crônica onde o tratamento pode durar de meses a anos.

Biografia do Autor

Ana Paula Yasaka Savedra, Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Discente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Mauricio de Nassau de Cacoal - UNINASSAU, 2022.

Vanessa Ingrid Jaines, Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Docente, Médica Veterinária do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU, 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Savedra, A. P. Y. ., & Jaines, V. I. . (2022). DERMATOFITOSE POR MICROSPORUM CANIS EM UM YORKSHIRE TERRIER – RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4486–4496. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7610