ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E TEMPO DE CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA DE CARNES SUÍNAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CACOAL – RONDÔNIA

Autores

  • Dheiny Luana Campos de Mello Lourenzi Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU
  • Sabrina da Silva Botelho Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU
  • João Paulo Menegoti Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7711

Palavras-chave:

Shelf life. Coliformes totais. Mesófilos aeróbios. Análise de alimento. Tempo de prateleira.

Resumo

A carne suína é a fonte de proteína mais consumida no mundo, e atualmente o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de produção e exportação. Porém, sabe-se que a criação de suínos não se restringe a granjas altamente tecnológicas, e que principalmente nas regiões Norte e Nordeste a criação é realizada em sua maioria por pequenos produtores, com o objetivo de subsistência familiar. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo realizar análises microbiológicas da carne suína comercializada em diversos pontos do município de Cacoal – Rondônia para mensurar a qualidade microbiológica. Através da contagem de coliformes totais e Bactérias Mesófilas Aeróbias que indica falha na higienização e más condições de manipulação do produto, contaminação de utensílios e equipamentos ou conservação dos produtos de forma inadequada. Foi realizado juntamente nessa proposta de trabalho o experimento para mensurar o tempo de vida útil das peças, avaliando se as carnes comercializadas in natura atendiam o padrão de qualidade higiênico-sanitária preconizada pela legislação brasileira. Através dos resultados obtidos neste estudo foi possível verificar que 9 amostras (90%), se encontravam inferiores a 106 UFC/g para aeróbios mesófilos. Desta forma avaliada a presença das bactérias mesófilas, observou-se que 07 amostras (70%), estão com os valores de 105 UFC/g, 02 amostras (20%) estão com os valores de 104 UFC/g e 01 amostra (10%) está com os valores de 106 UFC/g, indicando contaminação. E os resultados encontrados para Coliformes Totais variaram de 2,5x 102 a 9,4 x 102 NMP/g, mínimo e máximo respectivamente. Sabe-se que números elevados destes microrganismos corroboram para a deterioração precoce dos alimentos, e ainda colocam em risco a saúde do consumidor.

Biografia do Autor

Dheiny Luana Campos de Mello Lourenzi, Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Graduanda do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU- Centro Universitário Uninassau, Cacoal, RO.

Sabrina da Silva Botelho, Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Graduanda do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU,

João Paulo Menegoti, Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Médico veterinário, professor Mestre do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU, 2022. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Lourenzi, D. L. C. de M. ., Botelho, S. da S. ., & Menegoti, J. P. . (2022). ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E TEMPO DE CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA DE CARNES SUÍNAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CACOAL – RONDÔNIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1122–1135. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7711