A PARCIALIDADE NOS EMBARGOS DE TERCEIRO E SUA REPERCUSSÃO NO PROCESSO PRINCIPAL

Autores

  • Luiz Felipe Fernandes de Morais Universidade Estadual de Goiás
  • Rafael Gonçalves da Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9242

Palavras-chave:

Embargos de terceiro. Parcialidade. Competência. processo correlato.

Resumo

O presente artigo visa analisar o advento da oposição de embargos de terceiro que traz ao Juízo competente interferências subjetivas, a qual pode ocorrer pela rubrica da suspeição, impedimento ou incompatibilidade. O objetivo é saber qual comportamento jurisdicional se mostra mais adequado nessa situação. É demonstrado, que se a perca de aptidão para apreciação dos embargos de terceiro for a parcialidade, o magistrado também a perderá no processo principal, mas o fundamento será a incompetência, pois a correlação processual imprime julgamento de ambos os casos pelo mesmo juízo, a dever ambos os processos serem remetidos a outro agente judicante. O método científico empregado foi análise qualitativa com desenvolvimento bibliográfico e documental. As discussões se dão a partir da correlação processual e a teoria da aptidão judicial constante no Código de Processo Civil brasileiro.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Fernandes de Morais, Universidade Estadual de Goiás

Graduando de Direito pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Norte: Sede Uruaçu.

Rafael Gonçalves da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Orientador. Graduado em Direito pela Universidade Evangélica do Estado de Goiás e pós-graduado e Direito Processual Civil contemporâneo pela Faculdade Montes Belos de São Luis dos Montes Belos/GO. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2010). Analista Judiciário do TJGO e assistente da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Uruaçu/GO. Docente de ensino Superior do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás. Mestrando em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás.  

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Morais, L. F. F. de, & Silva, R. G. da. (2023). A PARCIALIDADE NOS EMBARGOS DE TERCEIRO E SUA REPERCUSSÃO NO PROCESSO PRINCIPAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 588–603. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9242