ANÁLISE DE DADOS DE VENDAS UTILIZANDO SÉRIES TEMPORAIS, ALGORITMO APRIORI E PROPHET

Autores

  • Vanessa Velasco Cazeiro Universidade UniBF
  • André Lucio de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9072

Palavras-chave:

Apriori. Prophet. Regra de associação.

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo em dados de venda de uma loja do setor de informática, utilizando três ferramentas: (1) aplicação do algoritmo Apriori[1] para identificar regras de associação e padrões de consumo; (2) análise de séries temporais para compreender como o dado se comporta ao longo do tempo, em diversas escalas; e (3) aplicação do algoritmo Prophet[2] para fazer a decomposição da série histórica de vendas e realizar uma predição. A aplicação dessas ferramentas de forma conjunta permitiu uma análise mais aprofundada sobre as vendas, incluindo a detecção de comportamentos de consumo e a identificação de padrões temporais ao longo do tempo. Os resultados obtidos fornecem informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas da empresa.

Biografia do Autor

Vanessa Velasco Cazeiro, Universidade UniBF

Bacharel em Engenharia da Computação. Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduação em Banco de Dados / MBA em Big Data. Universidade UniBF. 

André Lucio de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado - COPPE/PESC - UFRJ.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Cazeiro, V. V. ., & Oliveira, A. L. de . (2023). ANÁLISE DE DADOS DE VENDAS UTILIZANDO SÉRIES TEMPORAIS, ALGORITMO APRIORI E PROPHET. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 2053–2072. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9072