MONOPARENTALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR

Autores

  • Marisa Pacheco Universidade do Algarve- Portugal
  • Paulo Falcão Alves Universidade do Algarve- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8961

Palavras-chave:

Criança. Família. Monoparentalidade. Sucesso escolar.

Resumo

Uma das realidades sociais que temos vindo a observar nos últimos tempos tem a ver com o surgimento de novas estruturas e reorganizações familiares associadas ao aumento das famílias monoparentais. As famílias monoparentais tendem a ser mais vulneráveis em relação às famílias tradicionais, levando, por vezes, que a atenção disponibilizada aos filhos possa ser menor. Pretendemos verificar, através de um estudo quantitativo, com a aplicação de um inquérito por questionário, se a estrutura familiar influencia, de forma positiva ou negativa, o sucesso escolar das crianças. Embora algumas investigações pareçam indicar que as famílias monoparentais são mais vulneráveis do que as tradicionais, os resultados obtidos neste estudo indicam que o sucesso escolar não é influenciado.

Biografia do Autor

Marisa Pacheco, Universidade do Algarve- Portugal

Mestre em Educação Social pela Universidade do Algarve.

Paulo Falcão Alves, Universidade do Algarve- Portugal

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho na variante Sociologia da Comunicação e Informação, com licenciatura em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, na variante Publicidade, e mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade na variante Comunicação Publicitária. É subdirector da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve, professor convidado na Universidade São José de Macau e investigador colaborador do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Pacheco, M. ., & Alves, P. F. . (2023). MONOPARENTALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1496–1516. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8961