PERFIL DE GESTANTES ASSISTIDAS NO PRÉ-NATAL EM UMA USF

Autores

  • Severino Aguinaildo Lima Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8934

Palavras-chave:

Gravidez. Cuidado pré-natal. Enfermagem. ESF.

Resumo

A gravidez pode ser o único contato que uma mulher em idade reprodutiva tem com os serviços de saúde, trata-se, portanto, de valiosa oportunidade para intervenções direcionadas à promoção da saúde da mulher como um todo. Acompanhar o desenvolvimento do bebê durante os nove longos meses de gestação é maravilhoso, nenhuma invenção do ser humano, por mais completa e evoluída que seja, chega aos pés da magia que é o encontro de duas células num ambiente propício a formar um novo ser completinho, pronto para chorar e mamar. Esse estudo tem como objetivo descrever um estudo do tipo descritivo transversal quantitativo sobre o Pré-natal e os cuidados que uma mulher deve ter durante a gestação. A análise dos resultados aqui apresentados corresponde ao levantamento realizado as 121 gestantes entre ano de 2015 a 2016 no PSF “X”. Assim como objetiva identificar o perfil socioeconômico e demográfico das gestantes atendidas na USF. A assistência à gestante necessita de total atenção por parte dos profissionais de saúde e dos que elaboram políticas públicas de saúde. Do total das 121 gestantes avaliadas, dentre essas gestantes 28% eram adolescentes até 20 anos. Entre essas 34 gestantes menores de 20 anos, 13 gestantes tinham menos de 16 anos, consideradas de risco pelo Ministério da Saúde. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado. Na análise dos dados verificou-se que 100% dos enfermeiros afirmam que os recém-nascidos sentem dor, sendo ela avaliada por meio de alterações fisiológicas, comportamentais e emocionais, porém apenas 7% afirmam fazer uso de escalas multidimensional. O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela descobriu que está gravida, o médico ou Enfermeiro procuram assistir e se preciso for, diagnosticar e tratar doenças preexistentes ou desenvolvida durante o Pre natal, oportunizando realização de um diagnóstico precoce de qualquer alteração tanto da mãe quanto do feto para que dentro das possibilidades existentes hoje elas possam ser corrigidas.

Biografia do Autor

Severino Aguinaildo Lima, Atenas College University

Pós-graduado em Administração com ênfase em Marketing, Graduado em Enfermagem e Graduado em Administração de Empresas. Aluno de Especialização em Pesquisa Avançada pela Faculdade Alpha, Mestrado Internacional EAD pela Atenas College University.  

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Lima, S. A. ., & Coutinho, D. J. G. . (2023). PERFIL DE GESTANTES ASSISTIDAS NO PRÉ-NATAL EM UMA USF. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1203–1225. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8934