COMPARAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SUS ENTRE ACADÊMICOS DE MEDICINA DO CICLO CLÍNICO E DO INTERNATO DE UMA FACULDADE PRIVADA DO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8907Palavras-chave:
Medicina. Universidade. Atenção Primária à Saúde.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos de Medicina de um Centro Universitário acerca das leis e fundamentos do SUS. Nesse sentido, trata-se de um estudo de campo exploratório com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada no período de 01 de agosto até 01 de setembro de 2022 por meio da aplicação de um questionário contendo dez questões fechadas relacionadas ao conhecimento de SUS. A população deste estudo foi composta por graduandos de Medicina do 5º ao 12 º, totalizando 120 acadêmicos, comparando os achados divididos em grupos ciclo clínico e do ciclo internato; utilizada estatística descritiva para análise dos dados. Observou-se que os acadêmicos do internato têm maior conhecimento sobre as leis e funcionamento do SUS, visto que 100% das perguntas obtiveram maiores acertos no grupo internato do que o grupo clínico, além disso, o grupo internato comtemplou 10 acadêmicos que acertaram 100% do questionário, enquanto o grupo ciclo clínico apenas 4 acadêmicos. Os resultados do estudo mostram que os acadêmicos de Medicina dessa universidade possuem um conhecimento em degraus crescente em relação ao tópico, demonstrando a relevância do tema e a forma como ele é abordado para os resultados esperados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY