PRÁTICAS IDENTITÁRIAS NO JORNAL ESCOLAR: A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
https://doi.org/10.29327/211653.6.3-8
Resumo
A produção de jornal escolar pode evidenciar uma série de influências sobre os textos dos estudantes, sejam estas do âmbito do discurso, sejam do âmbito da prática social, sem que uma seja apartada da outra. Um dos aspectos que pode ser encontrado nessas produções é a prática identitária de estudantes que demonstram em seus textos mais que apenas uma soma de códigos e informações sobre sua localidade. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar características evidenciadas nos textos produzidos por estudantes de uma turma de correção de fluxo de uma escola do ensino fundamental de Tubarão/SC. Este trabalho se configura como um excerto da tese de doutorado da autora e teve como aporte teórico a Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011) que toma o discurso e o gênero como bases de análise não apenas do texto, mas também da prática social de forma geral. A metodologia utilizada foi a da pesquisa participante (DEMO, 2008) e foi realizada durante um ano letivo em uma turma que precisava passar por adequações escolares em função do ensino fundamental de 9 anos (2012), chamada de Correção de Fluxo. Os resultados mostram que esta produção de jornal escolar se apresentou como uma estratégia reveladora de práticas identitárias desses estudantes e, além disso, de como o discurso circulava entre os textos e, sobretudo, no mundo desses alunos de ensino fundamental.
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