O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO/ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS/AS ORIENTADORES/AS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

https://doi.org/10.29327/211653.6.3-5

Autores

  • Edilene Eva de Lima Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Paula Cortinhas de Carvalho Becker Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Sadi Rodrigues da Silva Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

Processo de Orientação. Escrita. Pós-Graduação stricto sensu. Formação do Pesquisador.

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa realizada por alunos de doutorado de um Programa de Pós-Graduação de uma Universidade pública do Sul do Brasil, sobre o processo de orientação como uma pedagogia/didática e suas possibilidades de ser ensinada/aprendida. O objetivo foi conhecer o processo de orientação/escrita na perspectiva dos/as orientadores/as de Programa de Pós-Graduação stricto sensu no âmbito das áreas humanas e sociais. O trabalho foi desenvolvido no Seminário Especial Teoria e Prática da Pesquisa, da Escrita e da Orientação na Pós-Graduação Stricto Sensu, ofertada no Curso de Pós-Graduação em Educação no semestre 2017.2. A investigação envolveu sete professores dos programas de pós-graduação stricto sensu do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e do Centro de Ciências da Educação. A pesquisa ancorou- se metodologicamente em abordagens qualitativas, seguindo por dois caminhos metodológicos complementares: A pesquisa bibliográfica, orientada pelos autores que analisam o tema da orientação nos cursos de pós-graduação a partir de diferentes enfoques e a pesquisa empírica, com a análise da coleta das entrevistas realizadas com professores orientadores que aceitaram participar. Os resultados obtidos confirmam a importância do orientador em todo o processo de formação de novos orientadores assim como revelam a importância da orientação coletiva, como um espaço de trocas e socializações, integrando a pesquisa coletiva com a individual. Por fim, destaca-se que o processo de orientação materializa o ser pesquisador culminando não somente com a elaboração do conhecimento novo, mas também, com a formação do novo sujeito pesquisador e futuro orientando. 

Biografia do Autor

Edilene Eva de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bolsista CNPq. Orientadora Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo – Itinera- UFSC. Endereço eletrônico: edilimaoe@gmail.com.

Paula Cortinhas de Carvalho Becker, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo – Itinera. Endereço eletrônico: paulacortinhas@gmail.com.

Sadi Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo - Itinera. Endereço eletrônico: profsadi@yahoo.com.br

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

Eva de Lima, E. ., Cortinhas de Carvalho Becker, P., & Rodrigues da Silva, S. . (2020). O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO/ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS/AS ORIENTADORES/AS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU : https://doi.org/10.29327/211653.6.3-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(3), 68–81. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/83