O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO/ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS/AS ORIENTADORES/AS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
https://doi.org/10.29327/211653.6.3-5
Palavras-chave:
Processo de Orientação. Escrita. Pós-Graduação stricto sensu. Formação do Pesquisador.Resumo
O texto apresenta os resultados da pesquisa realizada por alunos de doutorado de um Programa de Pós-Graduação de uma Universidade pública do Sul do Brasil, sobre o processo de orientação como uma pedagogia/didática e suas possibilidades de ser ensinada/aprendida. O objetivo foi conhecer o processo de orientação/escrita na perspectiva dos/as orientadores/as de Programa de Pós-Graduação stricto sensu no âmbito das áreas humanas e sociais. O trabalho foi desenvolvido no Seminário Especial Teoria e Prática da Pesquisa, da Escrita e da Orientação na Pós-Graduação Stricto Sensu, ofertada no Curso de Pós-Graduação em Educação no semestre 2017.2. A investigação envolveu sete professores dos programas de pós-graduação stricto sensu do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e do Centro de Ciências da Educação. A pesquisa ancorou- se metodologicamente em abordagens qualitativas, seguindo por dois caminhos metodológicos complementares: A pesquisa bibliográfica, orientada pelos autores que analisam o tema da orientação nos cursos de pós-graduação a partir de diferentes enfoques e a pesquisa empírica, com a análise da coleta das entrevistas realizadas com professores orientadores que aceitaram participar. Os resultados obtidos confirmam a importância do orientador em todo o processo de formação de novos orientadores assim como revelam a importância da orientação coletiva, como um espaço de trocas e socializações, integrando a pesquisa coletiva com a individual. Por fim, destaca-se que o processo de orientação materializa o ser pesquisador culminando não somente com a elaboração do conhecimento novo, mas também, com a formação do novo sujeito pesquisador e futuro orientando.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY