AS TÓPICAS DE FREUD E A CASA MENTAL DE CALDERARO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E ESPIRITISMO

Autores

  • José Márcio de Almeida Academia Brasileira de Direito Civil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8207

Palavras-chave:

Psicanálise. Espiritismo. Freud. Kardec. Psiquismo. Id. Ego. Superego. Consciente. In-consciente. Subconsciente.

Resumo

A psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud e o espiritismo (ou doutrina espírita) codificada por Allan Kardec têm muito mais em comum do que se possa, preliminarmente, imaginar. Uma dessas zonas de interface, certamente a mais desafiadora, visto que trafega em linhas que limitam o positivo do transcendental, ou o objetivo do subjetivo, é a estrutura mental ou psíquica do ser humano. Estabelecer uma proposta de integração entre essas duas áreas do conhecimento humano, em particular ao que se refere ao modelo psíquico, e, até certa medida, retirar o rótulo de pseudociências que envolvem ambas as disciplinas, são as propostas deste artigo que ora apesentamos à comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

José Márcio de Almeida, Academia Brasileira de Direito Civil

Master in Human Resources Management (2022); Master in Business Administration com ênfase em Advocacia Corporativa e Governança (2021); Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2009); Formação em Psicanálise (2022); Bacharel em Direito (1996); Bacharel em Administração (1992); Membro e Secretário-Geral da Comissão de Direito Associativo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Minas Gerais (2022); Membro Associado-Efetivo da Academia Brasileira de Direito Civil.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Almeida, J. M. de . (2023). AS TÓPICAS DE FREUD E A CASA MENTAL DE CALDERARO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E ESPIRITISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 320–337. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8207