LAÇOS E ENLACES NO PROCESSO PSICANALÍTICO

Autores

  • Daniela Costa de Mendoza Unifacs

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5962

Palavras-chave:

Psicanálise. Romances familiares. Desejo. Sintoma.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma experiência clínica com orientação psicanalítica, enquanto estágio supervisionado em uma clínica-escola no curso de Psicologia. O método adotado foi um estudo de caso embasado na psicanálise de Freud e Lacan, com o objetivo de discutir a formação do sintoma e constituição do sujeito a partir dos Romances familiares (texto de Freud de 1908 sobre constituição do sujeito a partir da relação familiar). O tratamento permitiu uma resolução parcial do sintoma, através da construção de um percurso analítico de escuta dos significantes e causação do desejo. O trabalho não tem fins conclusivos, mas sim de levantar reflexões sobre o estudo do caso na construção de uma práxis clínica à luz da psicanálise.

Biografia do Autor

Daniela Costa de Mendoza, Unifacs

Graduanda de Psicologia pelo Centro Universitário Jorge Amado, Salvador- BA, Brasil. Graduada em pedagogia pela UFBA e pós-graduada em psicopedagogia pela Unifacs, Pós-graduada em gestão de Recursos Humanos pela Universidade Candido Mendes. E-mail: danicmendoza@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Mendoza, D. C. de . (2022). LAÇOS E ENLACES NO PROCESSO PSICANALÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 836–851. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5962