PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17952

Palavras-chave:

Psicanálise. Práticas pedagógicas. Relação aluno-professor.

Resumo

Este artigo realiza uma análise psicanalítica aprofundada da relação aluno-professor, destacando a importância dos conceitos de transferência e das estruturas psíquicas para as práticas pedagógicas. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica, examina como o Id, Ego e Superego influenciam o comportamento e as interações dos alunos no ambiente escolar, tornando a transferência um fenômeno central. Neste processo, os alunos projetam emoções inconscientes nos professores, e a contratransferência reflete as reações emocionais dos educadores. Compreender essas dinâmicas permite que os professores ajustem suas abordagens pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e equilibrado. A análise sugere que a formação docente em conceitos psicanalíticos é uma ferramenta essencial para apoiar o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos, contribuindo para práticas educativas mais saudáveis e adaptadas às necessidades psíquicas dos estudantes​.

Downloads

Biografia do Autor

Anderson Alves Beserra, Christian Business School

Mestrado em Ciências da Educação, Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-1866-5487.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador no mestrado em Ciências da Educação, Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Beserra, A. A., & Coutinho, D. J. G. (2025). PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1633–1649. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17952