REDES SOCIAIS NA ESCOLA DO CAMPO À LUZ DE BAUMAN E DA MODERNIDADE LÍQUIDA: PERCURSOS E FRONTEIRAS
https://doi.org/10.29327/211653.6.3-4
Palavras-chave:
Redes Sociais; Escola do Campo; Modernidade Líquida; Ensino; Bauman.Resumo
Originado na pesquisa de pós-doutoramento «Muito além da calmaria: o ensino no campo, a modernidade líquida e as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação» este trabalho tem como objeto as tecnologias da informação e da comunicação em seu uso didático numa instituição educacional do campo, a utilização da Internet permeada pelas redes sociais como estratégias de ensino impulsionadoras da aprendizagem. Teve como objetivo principal investigar o uso didático dessas tecnologias, propondo-lhes a compreensão enquanto campo do conhecimento, mecanismos contemporâneos de transpor fronteiras, cujo espaço é teorizado pelos estudos culturais. Como respaldo teórico buscou-se saber sobre o uso dessas tecnologias contemporâneas como geradoras de um espaço de conhecimento configurado pelos estudos culturais e dimensionado pela «modernidade líquida» (conceituada por Bauman, 1999). Conclui-se, ao final desses estudos, a inexistência de obstáculos para o uso de tecnologias contemporâneas da informação e da comunicação na escola do campo, tanto quanto na escola urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY