REDES SOCIAIS NA ESCOLA DO CAMPO À LUZ DE BAUMAN E DA MODERNIDADE LÍQUIDA: PERCURSOS E FRONTEIRAS

https://doi.org/10.29327/211653.6.3-4

Autores

  • Maria Fátima Menegazzo Nicodem UTFPR, Medianeira-PR, Brasil.
  • Giordana Menegazzo da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Lucas Eduardo Menegazzo Nicodem Universidade Paulista- UNIP

Palavras-chave:

Redes Sociais; Escola do Campo; Modernidade Líquida; Ensino; Bauman.

Resumo

Originado na pesquisa de pós-doutoramento «Muito além da calmaria: o ensino no campo, a modernidade líquida e as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação» este trabalho tem como objeto as tecnologias da informação e da comunicação em seu uso didático numa instituição educacional do campo, a utilização da Internet permeada pelas redes sociais como estratégias de ensino impulsionadoras da aprendizagem. Teve como objetivo principal investigar o uso didático dessas tecnologias, propondo-lhes a compreensão enquanto campo do conhecimento, mecanismos contemporâneos de transpor fronteiras, cujo espaço é teorizado pelos estudos culturais. Como respaldo teórico buscou-se saber sobre o uso dessas tecnologias contemporâneas como geradoras de um espaço de conhecimento configurado pelos estudos culturais e dimensionado pela «modernidade líquida» (conceituada por Bauman, 1999). Conclui-se, ao final desses estudos, a inexistência de obstáculos para o uso de tecnologias contemporâneas da informação e da comunicação na escola do campo, tanto quanto na escola urbana. 

Biografia do Autor

Maria Fátima Menegazzo Nicodem, UTFPR, Medianeira-PR, Brasil.

Docente da UTFPR, Medianeira-PR, Brasil. 

Giordana Menegazzo da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrando da UNIOESTE, Marechal Cândido Rondom-PR, Brasil.

Lucas Eduardo Menegazzo Nicodem, Universidade Paulista- UNIP

Doutorando pela UNIP, São Paulo-SP, Brasil. 

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

Fátima Menegazzo Nicodem, M., Menegazzo da Silva, G., & Eduardo Menegazzo Nicodem, L. (2020). REDES SOCIAIS NA ESCOLA DO CAMPO À LUZ DE BAUMAN E DA MODERNIDADE LÍQUIDA: PERCURSOS E FRONTEIRAS : https://doi.org/10.29327/211653.6.3-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(3), 44–68. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/82