PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS: BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS, EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL, EM BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Sandro Augusto Lobato de Lima UNIFAMAZ
  • Marcia Chicre Quemel UNIFAMAZ
  • Heloísa Natasha Jaques Quemel UNIFAMAZ
  • Amélia Fernanda Nascimento Reis UNIFAMAZ
  • Jamyle Brito Souza UNIFAMAZ
  • Valéria Chicre Quemel Andrade UNIFAMAZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8023

Palavras-chave:

Princípios de sustentabilidade. Educação ambiental. Edifício multifamiliar. Belém-Pará.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de pesquisa realizada junto a moradores de um condomínio residencial, visando investigar os benefícios socioambientais, gerados a partir da elaboração e implantação de um plano de gerenciamento de resíduos domésticos (PGRD). Com objetivo de identificar a caracterização sociodemográfica, os anseios, as necessidades e os conhecimentos de moradores acerca de seu gerenciamento; contribuir para a sensibilização ambiental de seus condôminos; viabilizar a elaboração de um manual educativo-informativo que contemple o PGRD; e incentivar a produção científica de discentes do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ, com foco relacionado à temática ambiental, no contexto urbano, como forma de propiciar o ensino, a pesquisa e a extensão. Sua metodologia buscou engrilar a abordagem qualitativa, mediante pesquisa de campo, com aplicação de questionários a 40 (quarenta) moradores do Condomínio Denise Xavier, localizado na cidade de Belém do Pará. Escolheu-se o condomínio supramencionado, em função do interesse de sua administração em desenvolver a referente pesquisa, dada sua relevância em relação ao gerenciamento de resíduos produzidos por seus utentes, e por ser de fácil acesso, devido à sua localização. Sua importância justifica-se pela possibilidade de entender os riscos que o acondicionamento inadequado pode ocasionar - incluindo acidentes - durante a coleta ou em seu transporte, além de atrair vetores que causam doenças, sendo possível, portanto, a partir de seus resultados, apresentar modelos de gestão de resíduos que solucionem essas demandas. Além disso, visou reforçar a coparticipatividade com agentes de reciclagem de resíduos, contribuindo para gerar emprego e renda para diversas associações de catadores, reduzindo a degradação ambiental e o volume de lixo produzido.

Biografia do Autor

Sandro Augusto Lobato de Lima, UNIFAMAZ

Discente do UNIFAMAZ. Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. 

Marcia Chicre Quemel, UNIFAMAZ

Docente do Curso de Bacharelado em Administração e Engenharia Civil do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – UNIFAMAZ.  

Heloísa Natasha Jaques Quemel, UNIFAMAZ

Discente do UNIFAMAZ. Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. 

Amélia Fernanda Nascimento Reis, UNIFAMAZ

Discente do UNIFAMAZ. Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. 

Jamyle Brito Souza, UNIFAMAZ

Discente do UNIFAMAZ. Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. 

Valéria Chicre Quemel Andrade, UNIFAMAZ

Docente do Curso Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil – do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – UNIFAMAZ.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Lima, S. A. L. de ., Quemel, M. C. ., Quemel, H. N. J. ., Reis, A. F. N. ., Souza, J. B. ., & Andrade, V. C. Q. . (2022). PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS: BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS, EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL, EM BELÉM DO PARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 487–504. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8023

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.