A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.795Palavras-chave:
Educação Social. Capacitação. Aprendizagem.Resumo
Dentro da proposta pedagógica da Sala de Extensão PROPEX, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX), no Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), desde o início de 2016, a multidisciplinaridade é ferramenta fundamental para o enriquecimento da formação acadêmica e cidadã da comunidade interna e externa da instituição. Para a programação de 2017, o Programa de Capacitação Profissional (PCP) surge como leitura mais subjetiva e humanizada, baseando-se no tripé: segurança do trabalho, meio ambiente e saúde e, ainda, em conceitos de Educação Social para suporte da metodologia dos cursos oferecidos. Como opções, tem-se os cursos de NR 20 / Frentista de Postos Combustíveis e de Atendente de Farmácia. Deste modo, vê-se o PCP não só como um conjunto de cursos profissionalizantes, mas também como facilitador de aprendizagem ao propor conexões com temas cidadãos para o empoderamento do indivíduo e assim melhor prepará-lo para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe possibilitar a conexão do caráter reprodutivista de ensino de cursos de capacitação com o olhar humanizado, ao entendê-los como agentes transformadores na comunidade. Para nortear o estudo, além de conceitos literários, consideraram-se informações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS/BR) e aplicação de questionário com estudantes atendidos, de modo a demonstrar a evolução do programa.
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