A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Artur Alves Farias Júnior Universidade Candido Mendes- UCAM
  • Ruth Sales Gama de Andrade Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.666

Palavras-chave:

Educação Social. Capacitação. Aprendizagem.

Resumo

Dentro da proposta pedagógica da Sala de Extensão PROPEX, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX), no Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), desde o início de 2016, a multidisciplinaridade é ferramenta fundamental para o enriquecimento da formação acadêmica e cidadã da comunidade interna e externa da instituição. Para a programação de 2017, o Programa de Capacitação Profissional (PCP) surge como leitura mais subjetiva e humanizada, baseando-se no tripé: segurança do trabalho, meio ambiente e saúde e, ainda, em conceitos de Educação Social para suporte da metodologia dos cursos oferecidos. Como opções, têm-se os cursos de NR 20 / Frentista de Postos Combustíveis e de Atendente de Farmácia.  Deste modo, vê-se o PCP não só como um conjunto de cursos profissionalizantes, mas também como facilitador de aprendizagem ao propor conexões com temas cidadãos para o empoderamento do indivíduo e assim melhor prepará-lo para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe possibilitar a conexão do caráter reprodutivista de ensino de cursos de capacitação com o olhar humanizado, ao entendê-los como agentes transformadores na comunidade. Para nortear o estudo, além de conceitos literários, consideraram-se informações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS/BR) e aplicação de questionário com estudantes atendidos, de modo a demonstrar a evolução do programa.  

 

Biografia do Autor

Artur Alves Farias Júnior, Universidade Candido Mendes- UCAM

Educador, Especialista em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (UCAM), Aracaju/SE. E-cam: arturfarias.aju@hotmail.com.

Ruth Sales Gama de Andrade, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Educadora, doutora em Química (UFSCar), Aracaju/SE. E-mail: ruth.sales@ifs.edu.br.

Downloads

Publicado

27/02/2021

Como Citar

Farias Júnior, . A. A. ., & Andrade, R. S. G. de. (2021). A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 10. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.666