HORTA EDUCACIONAL ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG

Autores

  • Charles André Souza Bispo Instituto Federal de Minas Gerais
  • João Paulo Lemos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Laila Eduarda Gonçalves Rocha
  • Francismara Fernandes Guerra Instituto Federal de Minas Gerais
  • João Tomaz da Silva Borges Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.786

Palavras-chave:

Ambiental, Agricultura, Escola.

Resumo

: Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma horta didática envolvendo os componentes curriculares das áreas de ciências da natureza e da matemática, retratar, analisar e trabalhar a educação ambiental como forma de promoção ao desenvolvimento sustentável para os alunos e os demais integrantes da comunidade escolar, além de favorecer o desenvolvimento da agricultura familiar na região, possibilitando a difusão de técnicas de cultivo adequadas a atividades olerícolas e o incremento da renda suplementar para as suas respectivas famílias. O trabalho foi desenvolvido como projeto de educação ambiental na Escola Estadual Doutor Lúcio Vieira da Silva, distrito de Comercinho, Município de São João Evangelista – MG, onde se utilizou a construção da horta como instrumento para possibilitar um estudo interdisciplinar envolvendo as áreas de ciências da natureza e matemática e favorecer o aprendizado relacionado com as demandas sociais atuais, assim como atender as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste contexto, buscando-se atender necessidades previamente elencadas pela comunidade escolar (gestores, professores, estudantes e respectivos familiares), trabalhou-se a educação ambiental com temas relacionados a conservação e manejo do solo, cultivo de alimentos olerícolas. As atividades desenvolvidas neste estudo mostraram que a utilização de hortas educativas é um método prático e oportuno de estímulo à interdisciplinaridade e ao multiprofissionalismo, proporcionando experiências positivas quanto à interação escola e comunidade, permitindo ao educando vivenciar a aplicação de conhecimentos adquiridos na solução de problemas do cotidiano, além de contribuir na formação de indivíduos éticos, humanistas, críticos e conscientes de seu papel como cidadão.

 

Biografia do Autor

Charles André Souza Bispo, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Docente Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: charles.bispo@ifmg.edu.br

João Paulo Lemos, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Docente Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: joao.lemos@ifmg.edu.br.

Laila Eduarda Gonçalves Rocha

Graduanda em Agronomia. Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: laila_eduarda@hotmail.com

Francismara Fernandes Guerra, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, MG. Docente Instituto Federal Minas Gerais, Campus Arcos. E-mail: francismara.fernandes@ifmg.edu.br

João Tomaz da Silva Borges, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Docente Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: joao.tomaz@ifmg.edu.br.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bispo, C. A. S. ., Lemos, J. P. ., Rocha , L. E. G. ., Guerra, F. F. ., & Borges, J. T. da S. . (2021). HORTA EDUCACIONAL ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 411–420. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.786