HORTA EDUCACIONAL ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG

Autores/as

  • Charles André Souza Bispo Instituto Federal de Minas Gerais
  • João Paulo Lemos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Laila Eduarda Gonçalves Rocha
  • Francismara Fernandes Guerra Instituto Federal de Minas Gerais
  • João Tomaz da Silva Borges Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.786

Palabras clave:

Ambiental, Agricultura, Escola.

Resumen

: Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma horta didática envolvendo os componentes curriculares das áreas de ciências da natureza e da matemática, retratar, analisar e trabalhar a educação ambiental como forma de promoção ao desenvolvimento sustentável para os alunos e os demais integrantes da comunidade escolar, além de favorecer o desenvolvimento da agricultura familiar na região, possibilitando a difusão de técnicas de cultivo adequadas a atividades olerícolas e o incremento da renda suplementar para as suas respectivas famílias. O trabalho foi desenvolvido como projeto de educação ambiental na Escola Estadual Doutor Lúcio Vieira da Silva, distrito de Comercinho, Município de São João Evangelista – MG, onde se utilizou a construção da horta como instrumento para possibilitar um estudo interdisciplinar envolvendo as áreas de ciências da natureza e matemática e favorecer o aprendizado relacionado com as demandas sociais atuais, assim como atender as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste contexto, buscando-se atender necessidades previamente elencadas pela comunidade escolar (gestores, professores, estudantes e respectivos familiares), trabalhou-se a educação ambiental com temas relacionados a conservação e manejo do solo, cultivo de alimentos olerícolas. As atividades desenvolvidas neste estudo mostraram que a utilização de hortas educativas é um método prático e oportuno de estímulo à interdisciplinaridade e ao multiprofissionalismo, proporcionando experiências positivas quanto à interação escola e comunidade, permitindo ao educando vivenciar a aplicação de conhecimentos adquiridos na solução de problemas do cotidiano, além de contribuir na formação de indivíduos éticos, humanistas, críticos e conscientes de seu papel como cidadão.

 

Biografía del autor/a

Charles André Souza Bispo, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Docente Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: charles.bispo@ifmg.edu.br

João Paulo Lemos, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Docente Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: joao.lemos@ifmg.edu.br.

Laila Eduarda Gonçalves Rocha

Graduanda em Agronomia. Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: laila_eduarda@hotmail.com

Francismara Fernandes Guerra, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, MG. Docente Instituto Federal Minas Gerais, Campus Arcos. E-mail: francismara.fernandes@ifmg.edu.br

João Tomaz da Silva Borges, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Docente Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista. E-mail: joao.tomaz@ifmg.edu.br.

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

Bispo, C. A. S. ., Lemos, J. P. ., Rocha , L. E. G. ., Guerra, F. F. ., & Borges, J. T. da S. . (2021). HORTA EDUCACIONAL ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 411–420. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.786