INTRODUÇÃO DE MANIPULADOR PNEUMÁTICO PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE UMA INDÚSTRIA DE VIDROS TEMPERADOS

Autores

  • Gabriel da Silva Jesus Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Nicolas Dias Fernandes Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos
  • Luci Mendes de Melo Bonini
  • Daniel Rodrigues de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7717

Palavras-chave:

Redução de tempo de troca de ferramenta. Metodologia SMED. Vidros temperados.

Resumo

Estuda-se a introdução de um manipulador pneumático para a melhoria das condições operacionais de uma indústria de utensílios de cozinha de vidro temperado. O objetivo desta pesquisa descrever a implantação de um manipulador pneumático, um equipamento alimentado por ar comprimido em um sistema com pontos de ar de baixa pressão numa indústria de utensílios de cozinha de vidro temperado, a fim de se reduzir o tempo de troca de ferramental e otimizar ao máximo a produtividade da máquina. Trata-se de um relato de experiência dos pesquisadores numa indústria de utensílios domésticos para cozinha fabricados com vidros temperados. Os resultados demonstraram que houve a diminuição do tempo médio das atividades de trocar as formas, nas primeiras 30 medições feitas do tempo de troca do equipamento foi obtido uma média de 50 minutos, com variações de tempo de 35 a 70 minutos, já no segundo período de coleta dos dados após a instalação do manipulador pneumático, se obteve uma média de 15 minutos por troca, com uma variação menor de tempos entre 10 a 20 minutos para cada troca de equipamento, a soma da amostragem antes do equipamento é de 1510 minutos, após a instalação é de 447 minutos, correspondendo a uma redução de  70,4%. Concluiu-se que a aplicação deste projeto no setor de produção de utensílios de vidro, gera redução de custo, reduz desperdícios e diminui o indicador de tempo de máquina parada, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os operadores, evitando assim que eles sejam afastados por lesões corporais, dando condições de fazer uma atividade com mais agilidade e segurança, sem exposição a risco de acidente.

Biografia do Autor

Gabriel da Silva Jesus, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial- Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos.

Nicolas Dias Fernandes, Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos

Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial- Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos.

Luci Mendes de Melo Bonini

Dra. em comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente na Faculdade de Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos.

Daniel Rodrigues de Sousa

Mestre em ciências da Computação pela Universidade Federal do ABC e docente nas FATECs de Itaquera, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Jesus, G. da S. ., Fernandes, N. D. ., Bonini, L. M. de M. ., & Sousa, D. R. de . (2022). INTRODUÇÃO DE MANIPULADOR PNEUMÁTICO PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE UMA INDÚSTRIA DE VIDROS TEMPERADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1202–1220. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7717