RETRATOS QUE SENTEM: UMA ANÁLISE SOBRE O SINTOMA EM PIERRE FATUMBI VERGER

https://doi.org/10.29327/211653.6.2-8

Autores

  • Daniela Cristiane Martins Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Palavras-chave:

Retrato. Etnografia. Antropologia. Candomblé.Pierre Verger.

Resumo

 fotógrafo francês Pierre Verger realizou, entre as décadas de 40 a 60, um trabalho etnográfico e antropológico entre a África e o Brasil sobre a cultura negra e suas ramificações. Com a intenção de manter essa cultura viva na busca por singularidade e simbolismo nas imagens, o objeto de trabalho de Verger foram os retratos. O propósito final desta pesquisa é refletir sobre tais retratos, presentes na obra “Orixás”, analisados a partir do conceito de rosticidade, de Gilles Deleuze e Felix Guattari, e de sintoma, de Georges Didi-Huberman.

Biografia do Autor

Daniela Cristiane Martins, Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Pós-graduada em Fotografia pela Universidade Do Vale do Itajaí - Univali. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - Furb. Professora de Fotografia e Marketing na Uniasselvi (Brusque e Guaramirim) e Professora de Fotografia de Moda no SENAI de Blumenau e Região. Mestranda em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul,  Brasil. E-mail: dcm0412@gmail.com

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Publicado

2020-02-29

Como Citar

Cristiane Martins, D. . (2020). RETRATOS QUE SENTEM: UMA ANÁLISE SOBRE O SINTOMA EM PIERRE FATUMBI VERGER : https://doi.org/10.29327/211653.6.2-8. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(2), 97–105. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/76