INCIDENCIA DE FRACTURAS ABERTAS EM PACIENTES QUE APARECERAM NO HOSPITAL MUNICIPAL DA CELA EM 2015

Autores

  • António Lumbombo Agostinho Palanca Instituto Técnico de Saúde da Cela
  • Josias Justino Cambindja Chaves Instituto Superior Politecnico do Huambo
  • Herculano Calandula Kamalanga Instituto Técnico de Saúde da Cela
  • Antonio Jeremias Guevela Avelino Instituto Técnico de Saúde da Cela
  • Custódio Elavoco Carlos Instituto Superior Politécnico do Huambo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7590

Palavras-chave:

Fracturas. Abertas. Casos. Pacientes. Hospital. Osso. Tecido e Cuidado. Cirurgia.

Resumo

Fractura, por definição é a perda da continuidade do tecido ósseo; quando ocorre uma interrupção na continuidade do osso, que pode ser um rompimento completo ou incompleto; É a perda da capacidade do osso de transmitir normalmente a carga durante o movimento, por perda da integridade estrutural. As fraturas costumam ser precedidas de uma história de trauma direto ou quedas  ocorrendo em ossos íntegros ou sãos. Do elevado número de doentes Traumatizados incluido portadores de Fracturas Afacto que motivou a realização deste trabalho; É relevante o facto de os acidentes de tranzito estarem na base do aparecimento de fracturas; O objectivo deste trabalho é justamente diminuir os casos de fracturas Abertas no Hospital Municipal da Cela, assim como determinar as suas possíveis causas, complicações nos pacientes acometidos. O tipo de estudo utilizado para confeição do trabalho foi o Modelo Qualitativo, Descritivo e Longitudinal Prospectivo; Porém é fundamental referir que o tipo de pesquisa tendo em consideração o Modelo selecionado, apegou-se na maneira descritiva, que possibilitou a comprensão do fenómeno estudado pois que a base deste foi a descrição de todos os elementos; Os métodos utilizados foram,  Métodos Matemáticos, Teóricos e Empíricos; Contudo a ministração de palestras e uma educação para a saúde eficientes voltadas as causas, pode diminuir a taxa de crescimento de casos de fraturas Abertas no Hospital Municipal da Cela.

Biografia do Autor

António Lumbombo Agostinho Palanca, Instituto Técnico de Saúde da Cela

Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, Enfermeiro do Hospital Regional da Cela e Professor das Disciplinas de Nutrição e Saúde Colectiva no Instituto Técnico de Saúde da Cela.

Josias Justino Cambindja Chaves, Instituto Superior Politecnico do Huambo

Licenciado Em Fisioterapia pela Universidade do Estremos Sul Catarinense ( UNESC), Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória pela Faculdade Inspirar, Mestre em Medicina do trabalho pela Faculdade de Medicina da Universidade de Cuimbra, Doutorando em Ciências de Saúde pela Universidade de Lisboa, Professor do Instituto Superior Politecnico do Huambo, Professor da Pós graduação em Saúde Publica dos Institutos Superior Politécnico da Caala e Jean Piag de Benguela.

Herculano Calandula Kamalanga, Instituto Técnico de Saúde da Cela

Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, Pós graduado em Metodologia de Ensino em Ensino Superior pelo Instituto Superior  Politécnico da Caala,  Estagiario da Faculdade de Medicina do Huambo, Universidade José Eduardo dos Santos e Professor das disciplinas de Fisiologia e Anatomia Huamana, Nutrição e Enfermagem Geneco-Obstetrícia no Instituto Superior Politécnico da Caala e no Instituto Técnico de Saúde da Cela.

Antonio Jeremias Guevela Avelino, Instituto Técnico de Saúde da Cela

Bacharel em enfermagem pelo Instituto Superior Politécncio, Enfermeiro pelo Hospital Minicipal da Cela, Tem formação na àrea de control do Saneamento e Ambiènte, professor afecto ao Instituto Técnico de Saúde da Cela lecionando a cadeira de Técnicas de Enfermagem.

Custódio Elavoco Carlos, Instituto Superior Politécnico do Huambo

Licenciado em Análises Clínicas pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, pertencente à Universidade José Eduardo dos Santos. Pós graduado em didática de ensino em Ensino Superior. Docente universitário no Instituto superior politécnico da Caala, lecionando as disciplinas de Parasitologia, microbiologia e processos de análises clínicas. Funcionário público exercendo actividades na secção de laboratório de análises clínicas do hospital Municipal do Huambo como técnico superior de diagnóstico e terapêutica.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Palanca, A. L. A. ., Chaves, J. J. C. ., Kamalanga, H. C. ., Avelino, A. J. G. ., & Carlos, C. E. . (2022). INCIDENCIA DE FRACTURAS ABERTAS EM PACIENTES QUE APARECERAM NO HOSPITAL MUNICIPAL DA CELA EM 2015. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 148–179. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7590