PRINCIPAIS CAUSAS DE CONDENAÇÕES DE FÍGADOS DE BOVINOS EM ABATEDOURO FRIGORÍFICO NO MUNICIPIO DE ARIPUANÃ-MT

Autores

  • Naiara Bourscheid Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU
  • João Paulo Menegoti Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7439

Palavras-chave:

Fígado. Serviço de inspeção. Condenação.

Resumo

A inspeção da carcaça e órgãos nos abatedouros objetiva limitar o aproveitamento de produtos impróprios para consumo humano, protegendo a população contra doenças transmitidas por esses alimentos. O fígado é uma víscera com alto teor de nutrientes e bem aceita pelos consumidores, mas suas funções metabólicas o tornam susceptível a diversas lesões, fazendo com que seja condenado frequentemente na rotina de inspeção. Neste trabalho, foi avaliada a prevalência das principais causas de condenação de fígados bovinos em abatedouro frigorífico sob Serviço de Inspeção Municipal, localizado na região Centro Oeste no município de Aripuanã-MT. Para a obtenção de dados foram avaliadas as lesões macroscópicas encontradas em fígados bovinos no momento da inspeção post mortem, no período de 09 de agosto a 20 de outubro de 2022 no referido estabelecimento. Durante esse período, foram abatidos 437 animais, sendo eles 432 fêmeas e 5 machos. A prevalência de condenação hepática foi de 10,75%. As principais patologias envolvidas foram teleangiectasia, cirrose, abscessos e esteatose, responsável por 59,57%, 21,27%, 10,64% e 8,52% das condenações, respectivamente. Conclui-se que as principais patologias responsáveis pela condenação de fígados de bovinos foram teleangiectasia, cirrose, esteatose e abscessos. Essas condenações geraram prejuízos financeiros de R$ 1.893,16 ao abatedouro frigorífico.

Biografia do Autor

Naiara Bourscheid, Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Graduanda do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU, 2022. 

João Paulo Menegoti, Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU

Médico veterinário, professor Mestre do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal - UNINASSAU, 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Bourscheid, N. ., & Menegoti, J. P. . (2022). PRINCIPAIS CAUSAS DE CONDENAÇÕES DE FÍGADOS DE BOVINOS EM ABATEDOURO FRIGORÍFICO NO MUNICIPIO DE ARIPUANÃ-MT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 618–636. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7439