REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Iara Carolina Corrêa da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeferson Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Helena Moraes Cortes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ingrid Pires Silva Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis
  • Sarah Soares Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15875

Palavras-chave:

Saúde Mental. Regulação e Fiscalização em Saúde. Controle Social Formal. Brasil e Sistema Único de Saúde.

Resumo

Introdução: a Regulação do Acesso é um tema central na gestão da saúde, visando a proporcionar vias assistenciais que atendam de forma adequada às necessidades das pessoas usuárias do sistema de saúde e saúde mental. Isso é alcançado a partir da oferta e demanda, com ênfase na priorização do acesso. A avaliação da complexidade em saúde mental é essencial para identificar o tipo de serviço mais apropriado para cada pessoa, assegurando um atendimento eficaz e oportuno pautado na integralidade. Objetivo: descrever as características das produções científicas relativas à Regulação do Acesso à assistência em saúde mental. Método: revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, contemplando as bases BDENF, LILACS e IndexPsi, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, CINAHL (EBSCO), Embase (Elsevier), CINAHL (EBSCO), PubMed/MEDLINE, SciELO, Scopus (Elsevier) e Web of Science (Clarivate Analytics). O recorte temporal se deu de 2008 a 2024 em decorrência da Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde. Resultados: os achados foram apresentados por meio de um manuscrito. A análise dos dados revelou escassez de produções científicas sobre o tema. As características das produções científicas analisadas se baseiam em publicações de 2017 a 2021, com objetivos focados na compreensão das diversas formas de funcionamento e fluxos da Rede de Atenção Psicossocial e sua conexão com a Regulação do Acesso. Foram levantadas três categorias que contemplaram os resultados do estudo, sendo elas: 1) facilitadores para a implementação e efetivação da Regulação do Acesso à assistência em saúde mental; 2) barreiras para a implementação e efetivação da Regulação do Acesso à assistência em saúde mental; e 3) formas de organizações de acesso à Rede de Saúde Mental. Conclusão: a Regulação do Acesso à assistência em saúde mental é um campo desafiador e indispensável para garantir que as pessoas usuárias recebam o cuidado adequado de forma oportuna. A pesquisa revelou uma carência de estudos científicos sobre esse assunto, ressaltando a necessidade de mais pesquisas para aprofundar a compreensão dos fluxos e do funcionamento da regulação na Rede de Atenção Psicossocial. Avançar na superação das barreiras identificadas e buscar melhorias junto aos fatores facilitadores são etapas cruciais para garantir um sistema de saúde cada vez mais equitativo, contínuo e eficaz.

Biografia do Autor

Iara Carolina Corrêa da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jeferson Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Helena Moraes Cortes, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ingrid Pires Silva, Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis

Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis.

Sarah Soares Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

Silva, I. C. C. da, Rodrigues, J., Cortes, H. M., Silva, I. P., & Barbosa, S. S. (2024). REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 268–301. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15875