ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bia Hegele Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeferson Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Breda

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17652

Palavras-chave:

Estágio, Psicologia e Psicoterapia, Centro de Atenção Psicossocial, Acolhimento

Resumo

Trata-se de um artigo com o objetivo de descrever as experiências de um estágio obrigatório de Psicologia no CAPS I no município de Garopaba e refletir o sentido da consolidação da formação diante a transição estudante-profissional. O método consistiu em um relato de experiência a partir da vivência e observações de uma estagiária. Os registros foram realizados em um diário de campo, o que permitiu analisar o conjunto do percurso formativo. Os resultados apresentam o contexto do serviço, as atividades realizadas pela estagiária e as ofertadas pelo CAPS para compor o Projeto Terapêutico Singular. As discussões refletiram o acolhimento como atividade que a equipe avalia se a pessoa usuária será acompanhada pelo serviço e o lugar da psicoterapia no cotidiano do trabalho de psicóloga. As conclusões referem que o CAPS é um espaço formativo significativo para a consolidação teórico-prática para a psicologia ao permear uma identidade profissional no campo da saúde pública do Sistema Único de Saúde, pautada pela clínica ampliada, ética e política pública.  

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Biografia do Autor

Bia Hegele Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Jeferson Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do departamento de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Claudia Breda

Psicóloga do centro de atenção psicossocial de Garopaba. 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Lopes, B. H., Rodrigues, J., & Breda, C. (2024). ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3505–3520. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17652