O USO DE APLICATIVOS DE CELULAR NA PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18771

Palavras-chave:

Aplicativos móveis. Prevenção do Suicídio. Saúde Mental.

Resumo

Introdução – o comportamento suicida é um problema complexo de saúde pública que demanda estratégias eficazes de prevenção. Aplicativos móveis têm se destacado como ferramentas promissoras no apoio à saúde mental e prevenção do suicídio. Método – trata-se de uma prospecção tecnológica com revisão integrativa da literatura, seguida de busca de aplicativos nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Foram analisados 70 artigos publicados entre 2018 e 2022, além de 63 aplicativos voltados à prevenção do comportamento suicida. Resultados – a maioria dos aplicativos oferece funcionalidades, como plano de segurança (28,6%), botões de emergência (25,4%) e conteúdos educativos (19,0%). Notou-se a escassez de evidências científicas robustas e regulamentações específicas para produção e usabilidade dessas ferramentas. Aplicativos voltados a grupos específicos, como veteranos de guerra e populações indígenas, demonstraram maior adequação cultural. Conclusão – aplicativos móveis apresentam potencial na prevenção do comportamento suicida, mas ainda carecem de validação científica, regulamentação e adaptação às necessidades e realidades locais para garantir sua efetividade e segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Soares Barbosa, UFSC

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Francis Solange Vieira Tourinho, UFSC

Doutora em saúde da criança e do adolescente. Pesquisadora Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT-2) CNPQ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Jeferson Rodrigues, UFSC

Professor Associado III do Departamento de Psicologia da UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Caroline Nardi, UFSC

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Florianópolis.  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Gabriela Machado Silva, UFSC

Mestranda em Informática em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Barbosa, S. S., Tourinho, F. S. V., Rodrigues, J., Nardi, C., & Silva, G. M. (2025). O USO DE APLICATIVOS DE CELULAR NA PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1988–2030. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18771