COLETÂNEA, A EDUCAÇÃO FORMAL: AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, LIÇÕES APRENDIDAS E OS DESAFIOS

Autores

  • Amanda Barbara Maciel Felfili Universidade do Norte do Paraná -UNOPAR
  • Ana Alvina da Silva Brandão Faculdade integrada de Cuiabá
  • Beliza Alves Ferreira de Oliveira Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Jacy Francisca Sampaio Souza Faculdade Integradas Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas
  • Josefa Alcângela do Bondespacho Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria de Lurdes Santos  Faculdade Integradas de Cuiabá

Palavras-chave:

Criança. Educação. Desenvolvimento.

Resumo

A teia social contemporânea tem exigido do orbe educacional novas interlocuções com o espaço educativo formal.  Deste modo, o cotidiano dos profissionais de educação traz um mix de experiências deveras exitosas, lições que são aprendidas sucessivamente, e os desafios impostos a todos aqueles que adentram o lócus educativo.

Esse compêndio com 6 (seis) capítulos, refertos  de relatos de experimentações deu origem a essa obra, fruto de um trabalho diário e realizado com o empenho, próprios daqueles que amam o fazer educativo.

Parafraseando o notável educador Paulo Freire, o silêncio não auxiliará os homens a se construírem, mas os homens são bem talhados no labor, na reflexão e ação, e no devir desta circularidade.

Ante apresentação, desejo uma profícua leitura para tod@s!

 

As autoras

 

Biografia do Autor

Amanda Barbara Maciel Felfili, Universidade do Norte do Paraná -UNOPAR

Especialista em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas- Pela Universidade do Norte do Paraná -UNOPAR- Ano 2018.Especialista em Educação infantil - Pela Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR - Ano 2022.Graduada em Pedagogia- Pela Universidade do Norte do Paraná UNOPAR - Ano 2017.

Ana Alvina da Silva Brandão, Faculdade integrada de Cuiabá

Especialista em educação infantil e séries iniciais, no ano de 2015 pela Faculdade integrada de Cuiabá. Graduada em Pedagogia no ano de 2013, pela Universidade centro Cândido Rondon.

Beliza Alves Ferreira de Oliveira, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Especialização em Educação infantil / Especial promovida pela FAE  - Faculdade das Águas Emendadas no Ano de 2012. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia no ano de 2000.

Jacy Francisca Sampaio Souza, Faculdade Integradas Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas

Especialização em Educação Infantil com Ênfase em Educação Lúdica- Promovida pela Faculdade Integradas Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas- no ano de 2016.  Graduada em Pedagogia-Licenciatura  Promovida pela Faculdades Integradas Mato-grossense de Ciências  Sociais e Humanas- no ano de 2014

Josefa Alcângela do Bondespacho Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialização em Docência na Educação Infantil, no ano de 2015 promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso.Graduada em Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil em 2010, promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso

Maria de Lurdes Santos , Faculdade Integradas de Cuiabá

Especialização Educação Infantil com Ênfase a Educação Especial -Promovida pela Faculdade Integradas de Cuiabá. Ano.2015. Psicopedagogia Clínica e Institucional -Promovida pela Faculdade Integradas de Cuiabá. Ano.2015.  Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo -Ano 2011-

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Felfili, A. B. M. ., Brandão, A. A. da S. ., Oliveira, B. A. F. de ., Souza, J. F. S. ., Gonçalves, J. A. do B. ., & Santos , M. de L. . (2022). COLETÂNEA, A EDUCAÇÃO FORMAL: AS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, LIÇÕES APRENDIDAS E OS DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–254. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7341

Edição

Seção

E-books

Categorias