HOMEOPATIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Autores

  • Cláudia Raquel Zamberlam UNG-Universidade Guarulhos
  • Adauto Luiz dos Santos Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.705

Palavras-chave:

Homeopatia; Ansiedade; Simillimum; Medicamentos dinamizados; Transtornos emocionais.

Resumo

A ansiedade é frequentemente relatada por pacientes que buscam tratamentos alternativos ou complementares, como a Homeopatia, por exemplo. A matéria médica compreende grande variedade de medicamentos homeopáticos e evidenciou o uso em pessoas sadias. Contudo, os estudos clínicos carecem de informações sobre os efeitos alcançados. O extrato da planta Ginkgo biloba mostrou efeitos ansiolíticos em animais roedores, assim como Gelsemium sempervirens, Ignatia amara, Achilea milefolium e outras substâncias de origem vegetal. A busca pelo medicamento individual é um diferencial do tratamento homeopático, no intuito de encontrar o Simillimum ideal para o paciente que sofre ao seu modo determinado sintoma. Este projeto se propõe a levantar evidências sobre o uso da Homeopatia no tratamento de transtornos de ansiedade por meio de casos clínicos no intuito de contribuir para o uso de medicamentos homeopáticos na melhora da saúde dos indivíduos.

Biografia do Autor

Cláudia Raquel Zamberlam, UNG-Universidade Guarulhos

Farmacêutica. Mestre e Doutora em Neurofarmacologia (UNIFESP). Especialista em Homeopatia (UNIATLÂNTICO). Docente do curso de Farmácia da Universidade UNG e Pesquisadora em Fitoterapia e Homeopatia. Instituição: UNG-Universidade Guarulhos. e-mail: crzamberlam@gmail.com.

Adauto Luiz dos Santos, Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS

Farmacêutico Clínico, Mestre em Homeopatia (FACIS), Especialista em Fitoterapia e Acupuntura (FACIS), Coordenador do Ambulatório Farmácia Clínica em Homeopatia e Fitoterapia (FACIS). Instituição: Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS. E-mail: fitoterapiaadauto@gmail.com.            

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Zamberlam, C. R. ., & Santos, A. L. dos . (2021). HOMEOPATIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 25. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.705