USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS FORNECIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A FUNÇÃO DO FARMACÊUTICO NESTE CONTEXTO

doi.org/10.29327/4426639

Autores

  • Gisele de Souza Barbosa Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA
  • Cláudia Raquel Zamberlam Universidade UNIVERITAS/UNG

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde (SUS), Fitoterapia, Assistência Farmacêutica, Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s).

Resumo

O Sistema Único de Saúde – SUS, regulamentou a produção de medicamentos fitoterápicos e insumos advindos de plantas, a comercialização gerada pelo setor e a biodiversidade brasileira estão em parceria. Além disso, o programa ajudou a fortalecer a agricultura familiar, contribuindo ainda para o desenvolvimento industrial e tecnológico dos setores de saúde. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura como o profissional farmacêutico poderá atuar no contexto da rede do SUS na conscientização sobre o uso correto e racional de medicamentos fitoterápicos. As bases de dados consultadas foram: Lilacs e Scielo. A revisão de literatura abordou sobre o programa do SUS que tem como propósito oferecer acesso seguro e racional à população e disponibilização de plantas medicinais através da fitoterapia. O programa tem ainda como propósito a realização de pesquisas, desenvolvimento e inovação. Neste contexto a atenção farmacêutica é fundamental neste programa, para educar, conscientizar e participar efetivamente da implementação desta prática pelos usuários. O farmacêutico próximo ao paciente do SUS poderá colaborar na orientação e dispensação das prescrições de fitoterápicos para a melhor qualidade de vida da população. Considera-se que a presença do farmacêutico no programa de fitoterápicos vem acrescentar qualidade no atendimento ao usuário do SUS, estimulando a utilização do fitoterápico com qualidade e utilizando-os de forma racional e segura. 

Biografia do Autor

Gisele de Souza Barbosa, Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA

Graduanda no curso de Farmácia da Universidade UNIVERITAS/UNG- campus ITAQUAQUECETUBA. Laboratório de Farmácia, setor graduação. E-mail: giselesbarbosa@gmail.com.

Cláudia Raquel Zamberlam, Universidade UNIVERITAS/UNG

Farmacêutica, Doutora em Ciências. Pós Doutorado em Neuropsicofarmacologia Molecular. Docente do curso de Farmácia da Universidade UNIVERITAS/UNG. Laboratório de Farmácia, setor graduação. E-mail: crzamberlam@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

de Souza Barbosa, G. ., & Zamberlam, C. R. . (2020). USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS FORNECIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A FUNÇÃO DO FARMACÊUTICO NESTE CONTEXTO: doi.org/10.29327/4426639. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 169–182. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/277