USO DO ÓLEO DE SUCUPIRA NA TERAPÊUTICA

Autores

  • Fábia Anaiane Barbosa Rocha Centro universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO-UNIARARAS
  • Daniele Michelin Paganotte Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho– UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6904

Palavras-chave:

Plantas medicinais. Pterodon emarginatus. Bowdichia major Mart.

Resumo

O presente artigo buscou discutir a utilização do óleo de sucupira na terapêutica, a espécie Bowdichia major Mart, popularmente conhecida como sucupira preta, ou também como sucupira-do-cerrado. Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo através da busca em bases de dados de artigos científicos, teses, dissertações, legislações e livros. Neste sentido, a literatura apontou que o óleo de sucupira mesmo sendo um produto natural se administrado em grande quantidade pode ser tóxico. De acordo com teóricos não é recomendado o consumo de produtos da sucupira em pessoas com problemas no fígado ou rins, mulheres grávidas lactantes e crianças. Essa planta é popularmente utilizada para tratar processos inflamatórios, é cientificamente comprovada à atividade analgésica, suas propriedades medicinais ajudam a aliviar dores e inflamações, e também é muito utilizada como antirreumático, analgésico, antimicrobiano e anti-inflamatório, na forma de chá, cápsulas, extrato e óleo. Todavia, o resultado relacionado ao óleo de sucupira o consagrou como um remédio caseiro, uma vez que a sucupira ainda não se constitui em um medicamento fitoterápico aprovado e autorizado para comercialização. Portanto, a Bowdichia major Mart, a sucupira preta, apesar de apresentar um alto potencial atualmente é comercializado de produtos a base se suas sementes e/ou produtos em feiras ou farmácias. 

Biografia do Autor

Fábia Anaiane Barbosa Rocha, Centro universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO-UNIARARAS

Graduanda do Curso de Farmácia pelo Centro universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO-UNIARARAS.E-mail: fabianaine@hotmail.com.

Daniele Michelin Paganotte, Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho– UNESP

Doutora em Ciências farmacêuticas pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. E-mail: danielemichelin@fho.edu.br. 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rocha, F. A. B. ., & Paganotte, D. M. . (2022). USO DO ÓLEO DE SUCUPIRA NA TERAPÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 561–572. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6904