A POESIA DE CORA CORALINA E O TEATRO-EDUCAÇÃO: UMA ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
https://doi.org/10.29327/211653.6.2-2
Palavras-chave:
Meio ambiente. Ensino. Dramaturgia.Resumo
Neste estudo, objetiva-se apresentar uma proposição interdisciplinar fundamentada em Nussbaum (2015). Essa autora, aprofunda a crítica aos modelos de educação liberal, aponta caminhos para as humanidades a partir de uma aproximação entre ciências humanas, literatura e as artes. Esses aspectos alinham-se aos pressupostos do Teatro-educação de Spolin (1990) e da Educação Ambiental, que buscam ressignificar o ensino. A proposição teórico- metodológica do estudo é de abordagem interdisciplinar e engloba a poesia O Cântico da Terra, de Cora Coralina (2001) como aspecto motivacional para abordar questões referentes ao meio ambiente por meio do Teatroeducação. Desse modo, a compreensão da problemática ambiental, associada a um ensino que se comprometa com a formação de sujeitos críticos resulta da reflexão, que nasce de um modelo educacional pautado em princípios democráticos. Ressalta-se que a negação desses princípios na educação, caminha não só para a degradação do humano e sua capacidade de contextualizar e globalizar, mas destrói também o meio ambiente. Nesse sentido, a poesia serviu de pano de fundo para a experimentação dramatúrgica que encontra nessa modalidade metodológica uma forma original e comprometida com a transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY