CONTRATO DE NAMORO COMO FORMA DE EXCLUSÃO DA UNIÃO ESTÁVEL

Autores

  • Larissa Souza Santos Centro Universitário São Lucas
  • Luã Felipe de Souza Lima Centro Universitário São Lucas
  • Marcos Nunes Silva Verneck Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6898

Palavras-chave:

Contrato de namoro. Família. União Estável. Namoro. Concubinato.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a possível legalidade do contrato de namoro, como ferramenta para retirar a característica da união estável, para tanto avalia-se o conceito contemporâneo de família, bem como busca-se traçar a diferença entre as entidades da união estável e namoro, e consequentemente demostrar suas diferentes implicações, procurando aparato jurídico no Direito Civil Contratual e no Direito de Família. Os objetivos específicos desse estudo são: Analisar a legitimidade do Contrato de Namoro diante do instituto da União Estável, de modo a realizar uma análise de a possibilidade da autonomia da vontade suplantar os elementos que individualizam a União Estável, tornando a lei não aplicável sobre as partes que não almejam conferir efeitos patrimoniais ao outro, por ocasião da falência da relação amorosa. Referente ao procedimento técnico, é bibliográfica, fundamentando-se principalmente no Código Civil de 2002 e nos subsídios teóricos de Pablo Stolze (2017), Pamplona Filho (2017), Tartuce (2017) Gonçalves (2013), Venosa (2011) e de campo, empregando como mecanismos de informação jurisprudência e questionário com perguntas abertas, valendo-se método dialético e da abordagem qualitativa. Como resultado constou-se a invalidez do contrato de namoro no ordenamento jurídico.

Biografia do Autor

Larissa Souza Santos, Centro Universitário São Lucas

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário São Lucas – RO, E-mail: srt.larissamds@gmail.com.

Luã Felipe de Souza Lima, Centro Universitário São Lucas

Graduando em Direito pelo Centro Universitário São Lucas – RO, E-mail: luafelipesl@hotmail.com.

Marcos Nunes Silva Verneck, Centro Universitário São Lucas

Professor Titular e Orientador do Centro Universitário São Lucas – RO. E-mail: marcosnverneck@gmail.com; marcos.verneck@saolucas.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, L. S. ., Lima, L. F. de S. ., & Verneck, M. N. S. . (2022). CONTRATO DE NAMORO COMO FORMA DE EXCLUSÃO DA UNIÃO ESTÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 708–728. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6898