VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E SUAS MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Flávia de Araújo Costa Universidade de Salvador- UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6878

Palavras-chave:

Violência Obstétrica. Enfermagem. Saúde. Direitos. Humanização.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar análises à cerca da Violência Obstétrica e suas consequências ressaltando a importância da formação do profissional da enfermagem na área de obstetrícia no sentido de colaborar para que se reduza os problemas de saúde inerentes à referida problemática. A mesma se constitui de uma revisão de literatura, subsidiada em estudos de artigos específicos da área de obstetrícia selecionados através de buscas em banco de dados de sites especializados da internet como: SCIELO e Google Acadêmico. Tem abordagem qualitativa, pois, objetiva extrair respostas e conclusões referentes à temática central a partir das análises das discussões apresentadas em trabalhos científicos. O referido estudo foi suficiente para que se pudesse conhecer e compreender as consequências da violência obstétrica, ao tempo em que se apontam caminhos para que se possa humanizar um momento de grande importância para mãe, filho e família como um todo. Além disso, ressalta a importância da formação em obstetrícia pelos profissionais da enfermagem no que tange a sua contribuição para que se reduza os atos e consequências relacionadas à violência obstétrica. Para tanto, chama a atenção para que se façam valer as políticas públicas do Estado, referentes não só a formação dos profissionais de saúde, mas, sobretudo, na garantia da saúde da mulher e seus direitos.

Biografia do Autor

Flávia de Araújo Costa, Universidade de Salvador- UNIFACS

Estudante do curso de especialização em: urgência emergência e UTI/obstetrícia e ginecologia/saúde pública. Bacharel em enfermagem pela Universidade de Salvador- UNIFACS. E-mail: flaraujocosta@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Costa, F. de A. . (2022). VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E SUAS MANIFESTAÇÕES NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 355–366. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6878