OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DIANTE DA PANDEMIA COVID-19: O CONTEXTO DOS EPI’s

Autores

  • Flávia de Araújo Costa Universidade de Salvador- UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6877

Palavras-chave:

Coronavírus. Covid-19. EPI’s. Enfermagem. Saúde.

Resumo

Introdução: Com o surto da Covid-19, causado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 os sistemas de saúde, em um curto espaço de tempo, mudaram drasticamente a sua forma de trabalho dos profissionais de saúde, sobretudo os/as de enfermagem, no atendimento aos usuários do serviço de urgência e emergência, haja vista o alto poder de contaminação do SARS-CoV-2. Nesse sentido é que se evidencia a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para a preservação da saúde destes profissionais e dos pacientes.Objetivo: Reconhecer a importância dos EPI’s para a preservação da saúde dos profissionais de enfermagem e dos pacientes, ressaltando a necessidade do treinamento para uso e manejo correto destes equipamentos.Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura numa abordagem qualitativa, onde utilizou-se como subsídio, artigos científicos e demais trabalhos de pesquisa disponíveis em sites da área da saúde, tendo como principal aporte teórico as publicações do Ministério da Saúde, Agência nacional de Vigilância Sanitária e Organização Mundial de Saúde.Conclusão: Os estudos permitiram constatar que, além da importância da disponibilidade dos EPI’s é necessário que as instituições de saúde ofertem treinamento referente ao manuseio adequado aos referidos profissionais, garantindo assim maior efetividade no uso dos EPI’s no atendimento aos pacientes com infecções graves, tais como a COVID-19.

Biografia do Autor

Flávia de Araújo Costa, Universidade de Salvador- UNIFACS

Estudante do curso de especialização em: urgência emergência e UTI/obstetrícia e ginecologia/saúde pública. Bacharel em enfermagem pela Universidade de Salvador- UNIFACS. E-mail: flaraujocosta@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Costa, F. de A. . (2022). OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DIANTE DA PANDEMIA COVID-19: O CONTEXTO DOS EPI’s. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 263–271. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6877