BIOSSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA APLICADA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores

  • Catarina Gabriela da Silva Faculdade Alpha https://orcid.org/0000-0003-4105-186X
  • Grace Kelly Paz do Amaral Faculdade Alpha
  • Joyce Karollayne de Melo Lima Faculdade novo horizonte
  • José Fábio de Miranda Faculdade Alpha
  • Kelly Stefania Medeiros Centro Universitário Facol-UNIFACOL
  • Cristina Barros Bezerra Faculdade Alpha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13229

Palavras-chave:

Biossegurança. Urgência. emergência e enfermagem.

Resumo

Biossegurança em serviços de urgência e emergência aplicada pela equipe de enfermagem, pode ser definido como Biossegurança como um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Esse assunto impacta diretamente diversas áreas. Objetivos: O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais bibliográficos publicados nos últimos 10 anos sobre o tema. Metodologia: Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, dissertações e teses nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo. Além da busca nas bases de dados, também foram realizadas pesquisas em sites, jornais e revista. As buscas ocorreram no mês de maio e junho e as palavras-chave utilizadas na busca foram biossegurança, urgência, emergência e enfermagem. Resultados: De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que Os principais resultados obtidos nos materiais literários encontrados evidenciam Os principais resultados obtidos nos materiais literários encontrados evidenciam que a biossegurança ,segundo MORAIS et al.(2022), competências benéficas da atualização frequente das normas preventivas que refletem a adequada utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como a redução dos riscos de acidentes Conclusão: Conclui-se que a formação em biossegurança não só informa a equipe de enfermagem com também previne acidentes de forma geral em todo ambiente hospitalar e temos a adesão da equipe multiprofissional.

Biografia do Autor

Catarina Gabriela da Silva, Faculdade Alpha

Bacharel em enfermagem-Centro Universitário Facol–UNIFACOL.  Pós-graduada em urgência emergência/UTI. Faculdade Alpha. Pós-graduanda em auditoria em serviços de saúde – DNA. pós-graduação Pós-graduanda em estratégia em saúde da família - DNA pós-graduação.  https://orcid.org/0000-0003-4105-186X. 

Grace Kelly Paz do Amaral, Faculdade Alpha

Graduação em enfermagem- Faculdade FACIPE. Pós-graduada em urgência emergência/UTI - Faculdade Alpha. 

Joyce Karollayne de Melo Lima, Faculdade novo horizonte

Bacharel em enfermagem - Centro Universitário Facol – UNIFACOL. Pós-graduada em Saúde da mulher – Faveni. Pós-graduanda em saúde pública - Faculdade novo horizonte.

José Fábio de Miranda, Faculdade Alpha

Pós-graduado em urgência e emergência/UTI - Faculdade Alpha. Pós-graduado em preceptoria em residência na área da saúde-Faculdade Moinho de Vento.  Mestrando em educação – UNEATLANTICO.

Kelly Stefania Medeiros, Centro Universitário Facol-UNIFACOL

Bacharel em enfermagem - Centro Universitário Facol – UNIFACOL. 

Cristina Barros Bezerra, Faculdade Alpha

Graduação em enfermagem - Faculdade  UNIP. Pós-graduada em urgência emergência/UTI - Faculdade Alpha. 

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Silva, C. G. da, Amaral, G. K. P. do, Lima, J. K. de M., Miranda, J. F. de, Medeiros, K. S., & Bezerra, C. B. (2024). BIOSSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA APLICADA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1722–1732. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13229