ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA PRÉ- HOSPITALAR

Autores

  • Jose Emerson Duarte Costa UNIFSM
  • Maria Raquel Antunes Casimiro UNIFSM
  • Anne Caroline de Souza UNIFSM
  • Mariana Vieira Lopes UNIFSM
  • Edna Talles Lima Cavalcanti UNIFSM
  • Geane Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19078

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem. Serviço móvel de urgência. Atendimento pré-hospitalar.

Resumo

Introdução: O atendimento pré-hospitalar tem por objetivo intervir de forma rápida e ágil, atuando de forma direta com o paciente, visando um atendimento de qualidade, onde o somatório de prática e teoria será o diferencial para um atendimento de qualidade, destacando o objetivo principal salvar vidas. Nesse sentido, equipe de enfermagem desempenha um papel essencial no APH, pois atua como gestor de serviço, bem como na assistência direta ao paciente. Objetivo: Evidenciar as atribuições da equipe de enfermagem, em unidade básica e avançada de saúde no pré-hospitalar móvel, por meio de revisão literária. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, Essa pesquisa é fundamentada a partir da seguinte questão norteadora: Qual a importância da equipe de enfermagem frente ao Atendimento Pré-Hospitalar?. A coleta dos dados aconteceu entre os meses de março e abril de 2025, através das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), fazendo uso dos descritores em ciências da saúde (Decs): atendimento pré-hospitalar, protocolos de urgência e emergência, atuação da equipe de enfermagem na urgência e emergência Enfermagem no APH Resultados e discussões: A assistência pré-hospitalar representa uma das frentes mais relevantes da atuação em saúde, principalmente diante de situações de urgência e emergência. A equipe de enfermagem exerce funções específicas nesse cenário, contribuindo diretamente para a estabilização e o suporte inicial ao paciente antes da chegada ao ambiente hospitalar. Suas intervenções rápidas e técnicas são imprescindíveis em atendimentos que exigem agilidade e precisão. Conclusão: A atuação da equipe de enfermagem na assistência pré-hospitalar representa um campo de grande responsabilidade, que demanda preparo técnico, agilidade e sensibilidade. O cuidado realizado nesse contexto influencia diretamente a continuidade do atendimento e pode contribuir para a estabilização clínica de pessoas em situação de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Emerson Duarte Costa, UNIFSM

Graduando do curso de enfermagem, Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM. Técnico em Enfermagem-ETSC. Pós Nível Técnico em Urgência e Emergência- UFPB. Lattes: https://lattes.cnpq.br/9132621966352555.

Maria Raquel Antunes Casimiro, UNIFSM

Docente do Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM.Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais, Mestre em Enfermagem-UFCG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4810493479931154.

Anne Caroline de Souza, UNIFSM

Docente do Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM.Especialista em docência do ensino superior-UNIFSM. Graduada em Enfermagem, Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3085242153655603. 

Mariana Vieira Lopes, UNIFSM

Graduanda em enfermagem, Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM.Graduada em Pedagogia/Geografia-UFCG, Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional-Favene.

Edna Talles Lima Cavalcanti, UNIFSM

Graduanda do curso de enfermagem-, Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM.Técnica em Enfermagem-ETSC, Pós Nível Técnico em Urgência e Emergência- UFPB. 

Geane Silva Oliveira

Docente do Centro Universitário Santa Maria- UNIFSM. Mestre em Enfermagem-UEPB. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3118694417234531. 

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Costa, J. E. D., Casimiro, M. R. A., Souza, A. C. de, Lopes, M. V., Cavalcanti, E. T. L., & Oliveira, G. S. (2025). ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA PRÉ- HOSPITALAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1861–1871. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19078