NAS ENTRELINHAS DA MONARQUIA E REPÚBLICA BRASILEIRA: UMA LEITURA DO NEGRO A PARTIR DA LITERATURA

Autores

  •  Lucas Wilgner Moraes Marques Universidade Federal do Pará
  • Sandra Maria Job Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6796

Palavras-chave:

História. Literatura. Leitura. Negro/a.

Resumo

O olhar da História oficial sobre a história do Brasil, principalmente nos livros didáticos, traz a História a partir de um ponto de vista, em muitas literaturas, extremamente parcial, focada principalmente nos fatos e personalidades históricas. Neste olhar é possível ler nas entrelinhas do discurso o quão heroicos foram determinados representantes do sistema político brasileiro e/ou ações advindas dos mesmos. Neste contexto, qual o olhar da sociedade, via literatura, sobre tais sistemas e/ou atos? E a população negra dentro desses sistemas de governo, o que sentiram? Buscando responder a tais questionamentos, este trabalho tem como objetivo fazer uma leitura da situação social do negro/a dentro de um período específico da Monarquia e dos anos iniciais da República brasileira a partir de três textos literários, a saber: “Navio negreiro” (excertos do poema), de Castro Alves; “15 de novembro” e “O momento”, de Lima Barreto.  Além disso, procurar-se-á identificar e analisar o olhar do eu-poético e narrador sobre seus respectivos períodos histórico-políticos. Para tanto, utiliza-se de respaldo teórico (FAUSTO, 1995; NATAL, 2017; SILVA, 2012; PESAVENTO, 2003 etc.). Uma das conclusões a que foi possível chegar é que em ambos os textos o sofrimento do negro, apesar de não mais escravizados, perpetua-se de um regime para outro.     

Biografia do Autor

 Lucas Wilgner Moraes Marques, Universidade Federal do Pará

Graduando em Letras – Língua Portuguesa  pela Universidade Federal do Pará (Campus do Marajó Breves).

Sandra Maria Job, Universidade Federal do Pará

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina e docente adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Pará – Campus do Marajó Breves.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Marques, LucasW.M., & Job, S. M. . (2022). NAS ENTRELINHAS DA MONARQUIA E REPÚBLICA BRASILEIRA: UMA LEITURA DO NEGRO A PARTIR DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 196–208. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6796