UMA PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA “MINHA MÃE É NEGRA SIM” DE PATRÍCIA SANTANA COM O USO DO PADLET

Autores

  • Maria Leuziedna Dantas Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
  • Gabrielle Oliveira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
  • Gisele Quixabeira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11965

Palavras-chave:

Padlet, Leitura, Literatura, Mediação. Antirracismo.

Resumo

A busca por metodologias ativas incorporadas às práticas pedagógicas é constante, sobretudo, no campo do trabalho com texto literário na sala de aula, a fim de encontrar alternativas que aproximam o leitor à obra, com base na vivência de uma educação antirracista, nesta sociedade marcada pelo uso das tecnologias digitais. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é apresentar a ferramenta digital Padlet, como facilitadora da realização de uma proposta de leitura da obra “Minha mãe é negra sim”, de Patrícia Santana, direcionada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. Ademais, o estudo está fundamentado na concepção de mediação literária (DALVI, 2013) com os estudos de Metodologias Ativas e recursos tecnológicos (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000) e com a lei 10.639 (BRASIL, 2003) que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do Brasil. Baseado na pesquisa bibliográfica e descritiva, este estudo traz as contribuições da plataforma digital para o engajamento do leitor através da sua interface colaborativa e possibilidades para o uso com a literatura. Os resultados apontam ampla exploração com texto literário, a partir de uma experiência de leitura e análise de obra que valorizam a identidade negra.

Biografia do Autor

Maria Leuziedna Dantas Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba\PROLING e professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus Sousa.

Gabrielle Oliveira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras à Distância com Habilitação em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB.

Gisele Quixabeira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Letras à Distância com Habilitação em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Downloads

Publicado

2023-12-02

Como Citar

Alves, M. L. D., Sousa, G. O. de, & Silva, G. Q. da. (2023). UMA PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA “MINHA MÃE É NEGRA SIM” DE PATRÍCIA SANTANA COM O USO DO PADLET. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1–9. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11965