UMA PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA “MINHA MÃE É NEGRA SIM” DE PATRÍCIA SANTANA COM O USO DO PADLET
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11965Palavras-chave:
Padlet, Leitura, Literatura, Mediação. Antirracismo.Resumo
A busca por metodologias ativas incorporadas às práticas pedagógicas é constante, sobretudo, no campo do trabalho com texto literário na sala de aula, a fim de encontrar alternativas que aproximam o leitor à obra, com base na vivência de uma educação antirracista, nesta sociedade marcada pelo uso das tecnologias digitais. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é apresentar a ferramenta digital Padlet, como facilitadora da realização de uma proposta de leitura da obra “Minha mãe é negra sim”, de Patrícia Santana, direcionada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. Ademais, o estudo está fundamentado na concepção de mediação literária (DALVI, 2013) com os estudos de Metodologias Ativas e recursos tecnológicos (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000) e com a lei 10.639 (BRASIL, 2003) que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do Brasil. Baseado na pesquisa bibliográfica e descritiva, este estudo traz as contribuições da plataforma digital para o engajamento do leitor através da sua interface colaborativa e possibilidades para o uso com a literatura. Os resultados apontam ampla exploração com texto literário, a partir de uma experiência de leitura e análise de obra que valorizam a identidade negra.
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