A INFLUÊNCIA DOS GENES BRCA1 E BRCA2 NO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO CARCINOMA MAMÁRIO

Autores

  • Lara Letícia Freitas Agi Faculdade Morgana Potrich- FAMP
  • Rafaela Meirelles de Oliveira Faculdade Morgana Potrich- FAMP
  • Daniel Garcia Silva Faculdade Morgana Potrich- FAMP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6771

Palavras-chave:

Câncer de mama. Marcadores moleculares. BRCA 1 e BRCA 2. Prognóstico. Diagnóstico precoce.

Resumo

O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que formam um tumor e invadem tecidos e órgãos. São feitos estudos com métodos inovadores para o câncer de mama utilizando o mapeamento genético para auxiliar o diagnóstico e melhorar o prognóstico. Essa técnica de marcadores é nova e de difícil acesso. O objetivo é a detecção precoce e um tratamento adequado para diminuir a morbimortalidade. Marcadores como BRCA1 e BRCA2, receptores hormonais (receptores de estrogênio e receptores de progesterona); c-erbB-2; catepsina D; MIB-1; PCNA e p53 são utilizados para uma pesquisa mais detalhada de diagnosticar cânceres em geral. O BRCA 1 e BRCA 2 são utilizados em específico para o câncer de mama, ovário e pâncreas e dão um maior indício da presença ou não dessas doenças.Apesar das políticas públicas em saúde, ainda existem diagnósticos tardios pela falta de acesso aos exames de imagem e, principalmente, às novas técnicas de diagnóstico, como a utilização de marcadores moleculares. Assim, adquirir maiores informações a respeito dessas novas técnicas e realizar novas pesquisas para a descoberta de novos marcadores, é de suma importância para que este cenário se torne uma realidade cada vez mais presente no diagnóstico dos diferentes tipos de câncer.

Biografia do Autor

Lara Letícia Freitas Agi, Faculdade Morgana Potrich- FAMP

Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.

Rafaela Meirelles de Oliveira, Faculdade Morgana Potrich- FAMP

Acadêmica do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil. E-mail: meirelles.rafaela@yahoo.com.

Daniel Garcia Silva, Faculdade Morgana Potrich- FAMP

Prof. Me. Docente no curso de Medicina na Instituição de Ensino Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Agi, L. L. F. ., Oliveira, R. M. de ., & Silva, D. G. . (2022). A INFLUÊNCIA DOS GENES BRCA1 E BRCA2 NO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO CARCINOMA MAMÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 743–753. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6771