CÂNCER DE MAMA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO

Autores

  • Juliana da Silva Centro Universitário da Amazônia
  • Valdeize Rego Marinho Centro Universitário da Amazônia
  • Thaianna Cristina Oliveira Imbiriba Centro Universitário da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3107

Palavras-chave:

Neoplasia da Mama. Diagnóstico Precoce.Cuidados de Enfermagem.

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é um dos casos mais prevalentes no mundo, acometendo geralmente, as mulheres acima dos cinquenta anos. Ainda não foi identificada uma única causa específica para o câncer de mama, visto que envolve uma combinação de eventos hormonais, genéticos, e possivelmente, ambientais que podem influenciar no desenvolvimento desta neoplasia. O prognostico de um paciente oncológico depende principalmente do diagnóstico precoce, planejamento terapêutico, tratamento e cuidados específicos o que torna o profissional enfermeiro participante ativo em todo esse processo. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo identificar o papel do enfermeiro na assistência ao paciente oncológico. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de revisão integrativa, descritiva, de abordagem qualitativa. Seguiu seis etapas: estabelecimento da questão de pesquisa , busca na literatura, categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos, interpretação dos resultados e apresentação da revisão pesquisadas nas bases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Ministério da Saúde, Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), entre 2016 a 2020, totalizando trinta e cinco artigos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Compreende-se que o Enfermeiro é indispensável na assistência ao paciente oncológico através da realização de consultas de Enfermagem, elaboração do planejamento terapêutico como método preventivo, aplicação de quimioterápicos, tratamento dos efeitos colaterais, monitorização dos sinais vitais, além de encaminhamentos para outros setores e equipe multiprofissional. A prevenção primária relaciona-se ao controle dos fatores de riscos, principalmente no que se refere ao estilo de vida e ao diagnóstico precoce. Essa detecção precoce é o início imediato do tratamento do câncer de mama o que de fato reduz a taxa de mortalidade da neoplasia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O enfermeiro tem o papel de educador e coordenador de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de mulheres com câncer de mama, tendo competência para oferecer assistência à paciente e habilidade para intervenções no combate a esse câncer, através de palestras, campanhas para exames, orientações de prevenção e tratamento, disseminando a importância do diagnóstico precoce, visando a redução de novos casos e mortalidade feminina.

Biografia do Autor

Juliana da Silva, Centro Universitário da Amazônia

Acadêmica do curso de Bacharelado em Enfermagem, pelo Centro Universitário da Amazônia – UNAMA. E-mail: juliana21samira@gmail.com.

Valdeize Rego Marinho, Centro Universitário da Amazônia

Acadêmica do curso de Bacharelado em Enfermagem, pelo Centro Universitário da Amazônia – UNAMA. E-mail: deizemarinho08@gmail.com.

Thaianna Cristina Oliveira Imbiriba, Centro Universitário da Amazônia

Professora-Orientadora – Bacharelado em Enfermagem, pelo Centro Universitário da Amazônia – UNAMA. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. E-mail: thaiana.imbiriba@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Silva, J. da ., Marinho, V. R. ., & Imbiriba, T. C. O. . (2021). CÂNCER DE MAMA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 802–821. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3107