NAS ASAS DO PROGRESSO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DO POSITIVISMO PARA A ESQUERDA BRASILEIRA

Autores

  • Maxmiliano Martins Pinheiro Universidade Candido Mendes/IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6727

Palavras-chave:

Positivismo. Esquerda. Trabalhismo. Questão racial. Social- desenvolvimentismo.

Resumo

O objetivo principal desse artigo é investigar as perspectivas sociais do positivismo que se ressignificam no progresso industrial do Brasil ao longo do século XX, uma vez que foram suplantadas no contexto pré-capitalista do final do século XIX. Trata-se de prerrogativas que caracterizam o caráter inclusivo da esquerda em inserir substancialmente os segmentos periférico e que, apesar do forte funcionalismo, sofreram resistência das classes dominantes brasileiras, devido às sua cultura escravocrata assentada num capitalismo parasitário que só amplia a desigualdade. As contribuições positivistas que serão examinadas são a questão racial o trabalhismo, que decorrem diretamente do pensamento social de Augusto Comte, e o social-desenvolvimentismo que foi um impacto mais indireto. Com base nessas investigações, espera-se constatar que o positivismo reforçou a perspectiva reformista da esquerda.

Biografia do Autor

Maxmiliano Martins Pinheiro, Universidade Candido Mendes/IUPERJ

Mestrado em Sociologia Política na Universidade Candido Mendes/IUPERJ, Especialização e Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa na UERJ, Especialização em Sociologia, Política e Cultura na PUC-Rio, Graduação em Letras na Universidade Gama Filho. E-mail: martinsmaxmiliano783@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Pinheiro, M. M. . (2022). NAS ASAS DO PROGRESSO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DO POSITIVISMO PARA A ESQUERDA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 22–45. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6727