EM BUSCA DA UNIVERSIDADE SOCIAL: A CRÍTICA DE RAIMUNDO TEIXEIRA MENDES À INSTITUIÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Maxmiliano Martins Pinheiro Universidade Candido Mendes- IUPERJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5091

Palavras-chave:

Universidade. Positivismo. Crítica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a crítica de Raimundo Teixeira Mendes à criação de uma universidade no Brasil na época do império. Neste sentido, serão ressaltadas as justificativas de tal censura, observando primeiramente o contexto social brasileiro no século XIX, indicando assim o descompasso dessa iniciativa em relação aos problemas sociais mais urgentes desse contexto. Em seguida, serão examinados os argumentos de Teixeira Mendes concernentes a sua oposição à construção de uma instituição universitária, considerando a orientação herdada do positivismo de Augusto Comte, que considerava a universidade uma entidade social obsoleta e subserviente ao poder estatal; assim como suas considerações em torno das questões educacionais mais urgentes para o país, tais como a promoção de um ensino livre, básico e gratuito para a população, a promoção das academias profissionalizantes, e a extinção dos aparatos burocráticos que moldavam as instituições a serviço da burguesia brasileira. Espera-se com essa análise mostrar que a crítica de Teixeira Mendes foi pertinente e necessária à realidade brasileira de seu tempo.

Biografia do Autor

Maxmiliano Martins Pinheiro, Universidade Candido Mendes- IUPERJ

Mestrado em Sociologia Política na Universidade Candido Mendes/IUPERJ. Especialização e Mestrado na UERJ Especialização em Sociologia, Política e Cultura na PUC-Rio. Graduado em Letras na Universidade Gama Filho.  E- mail: martinsmaxmiliano783@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Pinheiro, M. M. . (2022). EM BUSCA DA UNIVERSIDADE SOCIAL: A CRÍTICA DE RAIMUNDO TEIXEIRA MENDES À INSTITUIÇÃO ACADÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 814–832. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5091